Emenda conjunta vai pedir novos equipamentos para o CHS


10/11/2006 18:27

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira e Caichi Itawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HamiltonPereiraDrCaichi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados estaduais Hamilton Pereira (PT), José Caldini Crespo (PFL) e Maria Lúcia Amary (PSDB) vão apresentar uma emenda conjunta ao Orçamento Estadual de 2007 que reivindica R$ 1,2 milhão para aquisição de novos equipamentos de hemodiálise para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A demanda surgiu depois de uma visita realizada na manhã da última quinta-feira, 9/11, pelo deputado Hamilton ao setor de hemodiálise do hospital, que foi alvo de uma série de reportagens veiculadas pela imprensa local.

O deputado foi recebido pelo diretor técnico da Divisão Médica do CHS, Caichi Itawa, e constatou que, dos atuais 24 equipamentos de hemodiálise, 17 estão em funcionamento e o restante em manutenção. Porém, a maior preocupação refere-se ao tempo de vida útil dos equipamentos, cuja média já ultrapassou o limite aceitável de 30 mil horas. "Isso só vem dificultar ainda mais o trabalho do CHS, pois com esse tempo de uso os equipamentos passam a exigir mais manutenção", constatou Hamilton. "Com a demanda existente, o hospital não pode se dar ao luxo de encostar equipamentos para manutenção", concluiu o parlamentar.

Segundo informações dos responsáveis pelo setor de hemodiálise, seriam necessários 30 novos equipamentos para que o atendimento ao público funcione em sua capacidade plena, porque o hospital atende 120 pacientes crônicos e também emergências e internações. Além disso, há necessidade de equipamentos extras, para substituir eventuais máquinas quebradas.

Segundo Caichi, o resultado da licitação dos seis novos equipamentos deveria ser anunciado pela Secretaria da Saúde nesta sexta-feira, 10/11, com previsão de que cheguem ao CHS até o final do mês. O custo de cada equipamento é avaliado em cerca de R$ 50 mil.

O setor de hemodiálise presta atendimento em três turnos de quatro horas. Cada paciente é atendido três vezes por semana. Atualmente, o atendimento na região é prestado em seis unidades: Itapeva; Itapetininga; Itu e Sorocaba (Hospital Santa Lucinda, Hospital Evangélico e CHS). Segundo os responsáveis pelo setor de hemodiálise do CHS, o ideal seria que a região tivesse dez unidades para atendimento da região.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp