Presidente da Assembleia e deputados recebem representantes de associações estudantis


22/03/2011 19:53

Compartilhar:

Barros Munhoz em reunião com estudantes na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/PresMunhoz_EntidadesEstudantes22mar11Rob_6085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yann Evanovick, Celso Giglio e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/iann.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/PresMunhoz_EntidadesEstudantes22mar11Rob_6125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro, Pedro Bigardi e Yann Evanovick<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/simao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Barros Munhoz e os deputados Simão Pedro (PT), Pedro Bigardi (PCdoB) e Celso Giglio (PSDB) receberam nesta terça-feira, 22/3, representantes dos maiores segmentos estudantis brasileiros: Augusto Chagas, da União Nacional dos Estudantes (UNE); Tarcísio Boaventura, da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes); Yann Evanovick, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); Elisangela Lizardo, da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG); e Carlos Eduardo Siqueira, da União Estadual dos Estudantes (UEE). A bandeira dos estudantes é lutar pela melhoria do ensino no Brasil, solicitando que um percentual da arrecadação decorrente da exploração do pré-sal vá para a área da educação.

"Compreendo a importância de sua luta e do papel que vocês representam. Costumo dizer que todo mundo é a favor da educação, mas poucos fazem algo por ela", disse Barros Munhoz.

O presidente da Assembleia ainda explicou aos estudantes que o Legislativo é dirigido por uma mesa colegiada, composta por três membros. "Nesta Casa a mesa é composta por membros dos três partidos mais votados em todo o Estado. O primeiro secretário é o deputado Rui Falcão (PT), o segundo secretário é o deputado Aldo Demarchi (DEM) e o presidente sou eu, deputado Barros Munhoz (PSDB)". Munhoz explicou que nas terças-feiras acontece a reunião dos líderes dos 15 partidos existentes na Casa. O presidente disse aos estudantes que seria importante apresentar aos líderes o projeto de aumento dos recursos para a educação.

Bigardi comentou a PEC 9/2009, em tramitação na Assembleia. O parlamentar declarou que o projeto foi desenvolvido a partir de discussões com os estudantes, para que, no Estado de São Paulo, 50% da arrecadação do pré-sal seja destinada à educação, tecnologia, ciência e meio ambiente.

Os estudantes também revelaram que está em tramitação, no Congresso Nacional, o debate do Plano Nacional de Educação que vai determinar diretrizes para o segmento para os próximos 10 anos.

Augusto Chagas disse que ao longo desta semana estarão viajando por todo o país para chamar a atenção da sociedade para suas propostas. "Estamos dando prioridade ao financiamento da educação. Achamos que é preciso destinar 10% do Produto Interno Bruto à educação, ao invés dos atuais 7%", finalizou Chagas.

Segundo os estudantes, o pré-sal é a mais nova fonte de riqueza do Brasil, portanto ainda sem destinações previstas para os seus recursos. "Estamos trabalhando para que 50% da arrecadação decorrente de sua exploração seja destinada à educação", declarou o representante da UNE.

alesp