Luta contra a medicalização tem apoio de parlamentar


04/05/2011 17:38

Compartilhar:

Rafael Marmo, Carlos Giannazi e Marilene Proença à mesa dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/GIANNAZISEMINARIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL) abriu espaço na Assembleia Legislativa, no dia 27/04, para o seminário sobre a medicalização de problemas sociais e da Educação. Participaram, além do parlamentar, o psicólogo e diretor do CAPS infanto-juvenil de Santo Amaro, Rafael Marmo, e a professora do Departamento de Psicologia da USP, Marilene Proença. A medicalização é o processo que transforma questões de diferentes ordens (política, social, cultura, afetiva) em "doenças, "transtornos" e "distúrbios", como se fossem problemas médicos. Profissionais das áreas da Saúde e da Educação e também pais, jovens e adultos interessados no tema estiveram presentes.

Diretor (licenciado) de escola pública e professor universitário, Giannazi tem experiência na inclusão de alunos estigmatizados com diagnósticos que os orientam à medicação e apoia a iniciativa desses profissionais das áreas de Saúde e Educação, cuja bandeira é combater esse processo. A luta, de acordo com Marmo, é pelo enfrentamento da "cultura da medicalização", que vitimiza as pessoas pela internalização do conceito de que os problemas são resolvidos somente através da ingestão de medicamentos.

"A ideia deste encontro é ajudar na organização dessa luta contra a medicalização, que passa pelo combate ao lobby da indústria farmacêutica e pela pressão social visando a melhoria dos serviços públicos, que pecam pela ineficiência e criminalizam a população ao tentar individualizar "sintomas", argumentou o deputado.(ba)



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp