Inaugurado centro de hemodiálise no Hospital Estadual Bauru


29/02/2008 10:13

Compartilhar:

Deputado participa da entrega de placas às enfermeiras Débora Pereira Omena, Marisa Lourençon e Maria Justina Bernardino Felipe.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PEDRO TOBIAS HEMODIALISE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou, na última segunda-feira, dia 18, de uma sessão solene realizada no Hospital Estadual Bauru "Dr. Arnaldo Prado Curvêllo" para marcar a inauguração do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), responsável pelo serviço de diálise e hemodiálise que passa a ser oferecido pelo hospital.

Na presença de dezenas de funcionários do HEB, Pedro Tobias lembrou da luta para implantar o novo serviço no hospital, que presta atendimento a toda a região de Bauru. "Na maioria das vezes, quando vemos as coisas prontas, achamos que tudo foi fácil. Mas as conquistas são fruto de muita luta, assim também foi para implantar o serviço de hemodiálise aqui. Por isso fico feliz quando conseguimos ampliar a oferta de serviços à população carente de nossa região", ressaltou Pedro Tobias, acreditando que, no futuro, a estrutura do complexo do HEB poderá ajudar na instalação da Faculdade de Medicina de Bauru.

Membro honorífico do HEB, o deputado desejou boa sorte à nova equipe de hemodiálise, formada por dezessete profissionais, e foi convidado para a entrega de placas às enfermeiras Débora Pereira Omena, Marisa Lourençon e Maria Justina Bernardino Felipe.

De acordo com o diretor-executivo do HEB, Emílio Carlos Curcelli, a idéia da solenidade interna de inauguração do Centro de Hemodiálise foi prestar uma justa homenagem a todos os funcionários que contribuem diariamente para o crescimento da instituição. "Essa é uma festa entre amigos, que serve como demonstração da nossa gratidão pelo desempenho de todos vocês", reconhecendo publicamente o esforço constante de médicos, enfermeiros, atendentes e demais funcionários.

Além do deputado Pedro Tobias e do diretor do HEB, Emílio Curcelli, também prestigiaram a cerimônia o diretor-presidente da Famesp, Pasqual Barreti; o professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu, Domingos Alves Meira; e o diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Sérgio Swain, que representou o reitor da Unesp, Marcos Macari.

O prédio onde está instalado o Centro de Terapia Renal Substitutiva possui 2 mil metros quadrados de construção em dois pavimentos, sendo o inferior totalmente destinado ao serviço de diálise e hemodiálise adulto e pediátrico. A capacidade total da unidade é de 32 cadeiras e mais dois pontos para atendimento de urgência. Atualmente, a unidade atende 28 pacientes na hemodiálise e um na diálise peritonial. Quando estiver com todas as máquinas funcionando, o CTRS atenderá até 192 pacientes em três turnos. A implantação dos pontos acontece de maneira gradativa, uma vez que o serviço é extremamente especializado e necessita de mão-de-obra altamente capacitada que requer treinamento constante. Entre a construção do prédio e aquisição de equipamentos foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões pelo governo do Estado.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp