Deputado participa de cerimônia de assinatura dos contratos do Porto Universidade


30/05/2007 12:50

Compartilhar:

Deputado Paulo Alexandre Barbosa na assinatura do contrato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA CONTRATOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A execução do projeto Porto Universidade foi confirmada na última sexta-feira, dia 25, com a assinatura do contrato entre o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) e as quatro empresas portuárias que irão financiar as pesquisas previstas no projeto. A cerimônia aconteceu na sede do jornal A Tribuna de Santos e teve a participação do diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) (idealizador do Porto Universidade) e de representantes da Santos-Brasil, Rodrimar, Libra e Tecondi. O ato foi acompanhado pelo editor-chefe de A Tribuna, Marcio Calves; pelo gerente comercial e marketing, Márcio Delfim; e pelo coordenador do IPAT, Alcindo Gonçalves.

Com a participação de 16 instituições de ensino superior, o projeto terá quatro linhas de pesquisa. A primeira, O Mercado de Trabalho no Porto de Santos, fará um perfil do profissional que atua diretamente na operação portuária. O Impacto Econômico do Porto de Santos na Baixada Santista determinará qual a importância desses serviços para o desenvolvimento da região.

Também será estudado Porto-Cidades - O relacionamento da população com o Porto de Santos, sobre a opinião dos habitantes da Baixada Santista em relação ao complexo portuário e a sua integração com os municípios. Por último, haverá O Porto do Futuro - Como será o Porto de Santos em 2017, com uma projeção de 20 anos da movimentação de cargas, da expansão física e da demanda de mão-de-obra do cais.

Durante a reunião, o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, destacou o apoio do jornal à série de pesquisas. ''Este é um trabalho que reuniu todas as universidades da região e as maiores empresas do porto. E tudo que é tão importante para o porto e a Baixada Santista tem o apoio de A Tribuna'', destacou.

Para o diretor do Terminal de Contêineres da Margem Direita (Tecondi), César Floriano, os dados obtidos serão ''essenciais para o empresário. Temos informações sobre um setor específico, mas não sobre o todo e como esse todo interage com a região. Isso irá facilitar tanto investimentos como a gestão dos nossos recursos humanos''.

A conclusão de Floriano foi complementada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa. Para o parlamentar, a partir dessas pesquisas, o poder público poderá definir quais demandas atender, especialmente na qualificação da mão-de-obra. ''Será um diagnóstico que irá nortear as ações dos governos''.

O projeto Porto Universidade e o cronograma de divulgação das pesquisas serão apresentados oficialmente na próxima sexta-feira, na Associação Comercial de Santos. A expectativa é que o primeiro levantamento, específico sobre o mercado de trabalho portuário, seja publicado pelo jornal A Tribuna no dia 29 de julho.

Após cada publicação, a comissão de universidades realizará debates e fóruns para discutir os resultados da pesquisa com representantes de sindicatos do porto, autoridades públicas e comunidade em geral. De acordo com o deputado Paulo Alexandre, uma cópia de cada pesquisa será entregue ao governador José Serra e aos representantes da Codesp e da Secretaria Nacional dos Portos.

No dia 1°, também será lançado o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto), que terá, entre as suas finalidades, o fomento de pesquisas científicas em diversas áreas, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Porto, entre outros.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp