"Viajante do 3º milênio", João Pio de Almeida Prado dialoga na pintura com pássaros e flores

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
13/02/2007 14:17

Compartilhar:

<i>Beija-Flores com maracujá</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-JoaoPio-beija flor.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Pio de Almeida Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-JoaoPio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Sanhaços com jabuticabas</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-JoaoPio Sanhaco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

João Pio de Almeida Prado é animado por um sentimento de amor à natureza. Um sentimento forte e puro, de cunho religioso. Por isso pinta. Gosta de participar aos outros o que prova, o que sente de sua sóbria mas feliz interpretação da vida, na maneira mais clara, direta e por imagens.

O artista crê firmemente no que faz, porque somente faz o que ama e constitui para ele elemento de vida. Ele fala e dialoga com suas flores, suas plantas, seus pássaros e tudo o que o cerca. Tanto a grande árvore como a pequena folha possuem do mesmo modo uma beleza plena de fantasia e de mistério. As luzes e sombras em suas pinturas constituem fragmentos do maravilhoso universo da fauna e da flora brasileiras.

A pintura de João Pio de Almeida Prado é toda interior. É feita de precisas emoções que sente frente às coisas mais simples da criação. Mesmo encontrando sua origem e seu mundo poético nas coisas mais modestas, o canto que ressoa é límpido como a água de um riacho de montanha ou a água de uma nascente.

Sua fase ornitológica é constituída de evocações, formas imersas na luz, numa atmosfera que é aquela poética da memória. Sob uma aparente simplicidade, está o fruto de uma séria disciplina, de uma pesquisa tonal que nos faz pensar nas obras dos grandes viajantes que vieram ao Brasil na época colonial e do Império para a descoberta do sonhado Eldorado. O todo envolvido com a sutil presença de referências barrocas dos áureos tempos.

Sanhaços com Jabuticabas e Beija-Flores com Maracujá, obras da série "Raízes do Brasil", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem a voz autêntica desse pintor, capaz, na sua simplicidade, de comover e nos mostrar o mundo com encantamento, de fazer com que, amando-o, apreciemos toda a beleza deste país continental.

O artista

João Pio de Almeida Prado nasceu em Jaú (SP), em 1953. Autodidata, escultor, pintor, retratista, miniaturista, restaurador, poeta, compositor e músico,

participou de diversas exposições individuais e coletivas: Centro Cultural de Jaú (1967 a 1975); diversas cidades suíças (1970); Salão Brasileiro de Arte, Goiânia, GO (1972); Galeria Atelier, Rio de Janeiro, RJ (1975); Casa da Cultura, Ribeirão Preto, SP (1979); Galeria Studios de Arte de Guarapari, ES (1980); 1º Salão de Pararrealismo do Brasil, Matão, SP 1981; Clube Paineiras do Morumbi, SP (1981); Galeria do Memorial JK; Galeria da Esplanada dos Ministérios; e Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Brasília, DF (1985); Centro Cultural de Malibu, Los Angeles, EUA, onde entregou o retrato de Shirley Maclaine (1989); "Clone", Galeria Di Decorações, Jaú, SP; Galeria Espaço Vitória, Bauru, SP (1997); "Isolamento", Galeria Municipal Déborah B. de Almeida Prado, Jaú; 5º Salão Oficial de Artes Plásticas de Catanduva, SP (1998); "Brasil Quem Sabe, Quem Sabe Brasil" , Espaço Cultural do Edifício Finance (1999); "Monitum Populis", Casa da Cultura Henrique Pacheco de A. Prado; Espaço Cultural da Faculdade de Direito, Jaú, (2000); "Espaço Desnudo", Casa da Cultura Henrique Pacheco de A. Prado; Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, Bauru, SP (2001); Casa da Cultura Henrique Pacheco de A. Prado (2003); Saguão do Teatro Municipal de Araraquara, SP (2002); Galeria de Arte Brasileira, Araraquara, SP (2003); e "O Tempo do Homem", Espaço Cultural do Jaú Shopping (2004).

Recebeu diversos prêmios e apresentou-se em programas especiais da TV Japão e no programa de Goulart de Andrade, na TV Record.

Suas obras encontram-se em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos e Europa e em divresos acervos oficiais, entre eles o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp