A história em suas mãos


17/06/2005 19:24

Compartilhar:

Soldadinhos da escola de Macatuba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MACATUBA ESCOLA SOLDADINHOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/capa livro historico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Formação do município de Macatuba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Macatuba carros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A terceira edição da revista Acervo Histórico já está disponível e pode ser solicitada pelo endereço eletrônico acervo@al.sp.gov.br. A publicação divulga estudos com temas provenientes da documentação disponível na Divisão de Acervo Histórico da Assembléia e é enviada gratuitamente para arquivos e bibliotecas públicas do Estado e instituições congêneres de todo o Brasil

Em seu terceiro número, Acervo Histórico aborda a representação política adotada durante o Estado Novo, através de um estudo sobre o Conselho Administrativo do Estado de São Paulo realizado por Adriano Nervo Codato, professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira.

Eduardo José Afonso, historiador, publicitário e autor de vários livros, entre eles 500 Anos de América e Apartheid, relata a breve atuação do Partido Comunista do Brasil no Legislativo paulista pós-Estado Novo e a cassação do mandato de seus 11 parlamentares. O assunto é parte do tema desenvolvido em sua tese de mestrado publicada pela FFLCH-USP, 2004.

Em Peço a Palavra, os professores Ricardo José de Azevedo Marinho, da Escola de Ciências, Tecnologia e Arte da Unigranrio, e Renata Bastos da Silva, do Departamento de Ciências Econômicas da UFRJ, entrevistaram Zuleika Alembert, Deputada Estadual eleita em 1947, única parlamentar viva da 1ª Legislatura. Peço a Palavra publica os resultados do projeto de História Oral da Divisão de Acervo Histórico, no qual os depoimentos de ex-deputados e funcionários são registrados em áudio e vídeo, transcritos e, junto com a documentação coletada, colocados à disposição dos pesquisadores e interessados.

A escravidão é outra temática enfocada nesse número. Em O Parlamento e as Ruas, Joseli Maria Nunes Mendonça, doutora em História pela Unicamp e professora do curso de História da Universidade Metodista de Piracicaba, traz um estudo sobre a influência da sociedade civil nas decisões parlamentares sobre a abolição. Com a mesma temática o pesquisador Marcos Couto Gonçalves, Advogado e bacharel em Letras Clássicas e Vernáculos pela USP, com base na documentação existente no Acervo Histórico, apresenta em Papéis Avulsos um estudo sobre a suposta insurreição dos escravos no Vale do Paraíba em 1848 e a correspondência entre as autoridades registrando a existência de um plano e as medidas adotadas para abortá-lo e punir os envolvidos.

Acervo Histórico resgata, em Leis & Letras, a obra de Inglês de Souza, Deputado Provincial em São Paulo e escritor das Cenas Amazônicas, com artigo de Marcus Vinnicius C. Leite, professor da Universidade da Amazônia-PA, doutorando em Ciência Sócio-ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará e autor do livro Cenas da Vida Amazônica. Pronunciamento do parlamentar, realizado em 1880, e o conto O Voluntário acompanham o estudo.

O pesquisador da Divisão de Acervo Histórico Álvaro Weissheimer Carneiro, em Memória Visual, apresenta pesquisa iconográfica da formação do município de Macatuba, iniciada como um pequeno povoado, no início do século passado.

alesp