Faiza Abbud cria uma atmosfera precisa para uma correta contemplação da natureza

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
09/05/2007 16:05

Compartilhar:

Faiza Abbud<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Faiza Abbud.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cocos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Faiza obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de obter os elementos mais vivos e apropriados para sua fantasia criativa, vastíssima é a gama de interesses temáticos de Faiza Abbud, que vão da paisagem à figura, da natureza-morta às flores e aos frutos. Dela derivam propostas visuais em que a consonância entre as exigências dos temas e a disponibilidade das correspondentes tramitações se presta a soluções apreciáveis.

Sua simplicidade é instintiva e espontânea, o que corresponde à sua índole de ser humano e de artista esquiva à publicidade. Paralelamente a um estilo e a uma chave poética próprios, a artista sabe encontrar em suas obras o justo acento, seja na paginação ampla e calibrada, seja no uso da cor.

Sempre próximo do real, a pintora obtém um estimulo existencial e o demonstra com sua criatividade na maneira como trata os campos tonais e as prospectivas, o que lhe permite retratar as coisas com alegria interior e com uma linguagem clara e compreensível a todos os que se aproximam para observar suas obras.

Na obra Cocos, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Faiza Abbud consegue criar, através de um toque pastoso e sobre um prisma de luz verdadeira, a atmosfera precisa para uma correta contemplação serena da natureza.



A artista

Faiza Abbud nasceu e reside em Presidente Prudente (SP), onde criou seu próprio ateliê. Após participar de um curso de técnicas de pintura com Sergio Prata Garcia, aperfeiçoou seus estudos de pintura com os artistas Satie Kawagushi e Rodrigues Coelho.

Sua primeira exposição data de 1996, no Espaço Cultural do Prudemshopping, daquela cidade, seguindo-se uma série de mostras individuais e coletivas, entre elas: Espaço Cultural O Imparcial (1996), Presidente Prudente; Espaço Cultural do Sesi, Presidente Prudente (1997); Lar São Rafael, Presidente Prudente (1998); XVII, XVIII e XX Salões de Artes Plásticas de Arceburgo, MG (2002, 2003 e 2005); I Momento de Arte Prudentina (2002 e 2003); I Salão Circuito das Águas, São Lourenço, MG (2003 e 2004); I Festival dos Arteiros Incontroláveis, SP (2003); XIV Equipotel Design, São Paulo (2005); "Brasil e Líbano Unidos pelos Laços da Arte", Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2007); e Espaço Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil, Presidente Prudente (2007).

Recebeu diversos prêmios e medalhas de ouro, prata e bronze. Possui obras em diversas coleções de São Paulo e Minas Gerais, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu de Arte do Esporte Olímpico, em São Paulo.

alesp