Museu de Arte - Walter Habe


16/12/2008 14:46

Compartilhar:

Walter Habe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/Walter Habe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Outono <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/Walter Outono.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Às margens do rio Abrobal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/WalterHabeMargensrio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Viajante observador, mas também repórter, seja na placidez do campo, quanto na imensidão do Pantanal de Mato Grosso ou de nossa Amazônia, Walter Habe consegue transformar suas aquarelas em verdadeiros poemas sublimes e seus óleos espatulados em expressão realística da força tentacular da natureza brasileira.



Hábil desenhista possui um sólido metier e deve ao exercício contínuo de aquarelista muito do conteúdo paisagístico que apresenta. A exemplo dos viajantes alemães, que aqui acorreram no final do século XVIII e início do século XIX, o seu espírito de viajante revela-se através de sensações e de momentos emotivos ligados a uma íntima necessidade de exprimir o que sente.



Sua convivência na Alemanha com Otto Dix, grande mestre da aquarela e da pintura, valeu-lhe um domínio técnico e artístico, onde contrapõe um clima lírico e místico e uma musicalidade marcante de timbre e harmonia.



Tratando a natureza como a sente, amplifica seu discurso com a realidade em completa liberdade de espírito. Sua pintura não é uma simples experiência ou uma questão de índole ideológica, e muito menos um agradável consolo acadêmico. É poesia e música que ele procura transmitir ao coração do espectador, como um raio de sol para aquecê-lo.



O valor pictórico de suas obras consiste, sobretudo, na vibrante sugestão da cor, entendida como expressão de sentimentos através da transfiguração poética dos temas tratados. Com efeito, a sua pintura - mesmo fiel na forma aos cânones naturalistas - é caracterizada por acentos líricos de particular intensidade emotiva.



Em torno da paisagem, Walter Habe desenvolve sua obra pictórica usando, tanto a difícil arte da aquarela, quanto o óleo espatulado sobre tela ou duratéx. No quadro "Dia de Outono" e na aquarela "Às margens do rio Abrobal", obras doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista demonstra que tem na alma a paisagem e sua visão sugere perfeitamente um diálogo com a realidade.



O Artista



Arquiteto, pintor e aquarelista, Walter Habe, pseudônimo artístico de Walter Burkhardt, nasceu em Buenos Ayres (Argentina) no ano de 1926, filho de pais alemães.



Desde muito jovem demonstrou suas inclinações para as artes plásticas. Na Alemanha foi aluno do consagrado pintor Otto Dix. Desde 1960 transferiu sua residência para o Brasil, dedicando-se à profissão de arquiteto e de artista plástico.



Realizou exposições consecutivas no Clube Atlético Paulistano no Centro Cultural "Tao Sigulda", na Universidade Santo Amaro, no Espaço Cultural da Riviera de São Lourenço, na Galeria Göetz, em Basiléia (Suíça), em Fort Worth, Texas (Estados Unidos), no Espaço Cultural do Conselho Regional de Contabilidade. Está catalogado no Anuário de August Bödiger em Bonn (Alemanha).



Possui obras em coleções particulares e oficiais nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil, de modo especial nos Museus de Arte do Parlamento de São Paulo e do CRC de São Paulo.

alesp