Prêmio Camélia da Liberdade 2009 é marcado pela diversidade SOS Racismo


26/10/2009 19:57

Compartilhar:

Entrega dos prêmios do Concurso de Redação Camélia da Liberdade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/Preniocamelia4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Concurso de Redação Camélia da Liberdade 100 anos de Solano Trindade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/Preniocamelia2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A entrega dos prêmios do Concurso de Redação Camélia da Liberdade " 100 anos de Solano Trindade, ocorreu, no dia 21/10, na sala Guiomar Novaes, na Funarte, em São Paulo.

Representantes de diversos segmentos sociais estiveram na cerimônia, que contou ainda com a participação de familiares de Solano Trindade, um dos mais conceituados ativistas brasileiros da igualdade racial.

Entre as autoridades estiveram presentes o deputado José Candido (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e coordenador do SOS Racismo, entidade do Parlamento paulista apoiadora do prêmio pela segunda vez. "É uma honra para o SOS Racismo participar desse movimento organizado pelo Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (Ceap))", declarou Candido.

O secretário-executivo do Ceap, Ivanir dos Santos, deixou a plateia comovida com sua história de vida, ao explicar o objetivo do projeto Camélia da Liberdade e a importância do concurso. "Sou babalaô. Não estou aqui para converter ninguém, mas para que seja respeitada a diversidade, e também para sensibilizar empresas e educadores a abraçarem a causa da política afirmativa em prol do movimento negro e a aplicação da Lei Federal 10.639/2003, que instituiu a inclusão nos currículos escolares da História da África e da Cultura Afrobrasileira".

"Acreditamos na transformação por meio da educação", acrescentou Fabrício Nunes, coordenador do Núcleo de Patrocínio de São Paulo da Petrobras, empresa patrocinadora do Concurso 2009.

O vencedor do prêmio, Caio Henrique Geloramo Moreira, agradeceu os coordenadores da Fundação Casa pelo apoio a seus estudos sobre Solano Trindade. A escola onde Caio estuda ganhou um laboratório com dez computadores.

"É pela educação que transformaremos a sociedade. Precisamos trabalhar para a concepção de um novo modelo de educação no Brasil, baseado também nas matrizes africanas e indígenas", ressaltou Rafael Pinto, coordenador-executivo do Camélia da Liberdade, etapa São Paulo.

Ao todo foram centenas de redações desenvolvidas por alunos do ensino médio de 130 escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares, inscritos apenas na etapa São Paulo. O Camélia da Liberdade 2009 é um projeto do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), que trata da valorização da cultura africana e dos afrodescendentes. Esta é sua segunda edição em São Paulo e seu objetivo é estimular o conhecimento dos jovens quanto à consolidação da Lei Federal 10.639/2003, por meio da história de Solano Trindade.

alesp