Selecionados os 94 melhores projetos para o Parlamento Jovem

Consulte a relação dos escolhidos, na página inicial deste portal, lado direito, no link PARLAMENTO JOVEM, entrar em Parlamento Jovem 2011 - em seguida entrar em Relação Geral dos eleitos
26/10/2011 15:00

Compartilhar:


O Parlamento Jovem 2011 já tem 94 deputados. Foram escolhidos os projetos para a edição deste ano, voltada para o ensino médio. Veja na página 14 quem são os selecionados.

A seleção dos parlamentares jovens foi realizada pela análise dos projetos apresentados, levando-se em conta o respeito à forma do projeto de lei, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência em relação aos temas do partido, originalidade e exiquibilidade.

Os candidatos escolheram entre 12 partidos, estruturados em torno de grandes temas, para apresentar suas propostas: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.



Participação política



Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Assembleia Legislativa, e inspirado em projetos da deputada Célia Leão (PSDB) e do ex-deputado César Callegari, o Parlamento Jovem, que em 2011 realiza sua a 13ª edição, tem o objetivo de proporcionar aos jovens a experiência do exercício efetivo da cidadania e da democracia. Nos dias 3 e 4/11, os estudantes serão deputados por um dia, participando de uma sessão plenária no Palácio 9 de Julho.

Essa vivência de um dia de sessão parlamentar procura mostrar o que é e como funciona o Poder Legislativo, estimula a participação política do jovem e a reflexão sobre os problemas atuais da sociedade.



Sessão plenária



A sessão do Parlamento Jovem começa às 9h do dia 4/11, com a diplomação e posse dos deputados e eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários). Em seguida, os projetos são discutidos e votados até às 18h, com um intervalo para almoço.

As atividades dos eleitos começam no dia anterior, 3/11, quando todos vêm à Assembleia acompanhados por seus responsáveis. Entre essas atividades, os jovens recebem orientação e instruções necessárias para bem desempenhar seus mandatos parlamentares no dia seguinte.



A sessão é transmitida pela TV Assembleia e publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo e na Agência Assembleia de Notícias. (ot)





http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/alunos-da-rede-estadual-estao-entre-os-selecionados-para-o-parlamento-jovem-paulista

alesp