Frente articula ampliação de apoio popular às santas casas e hospitais beneficentes
28/02/2012 20:05
A campanha pela coleta de assinaturas para apresentação do projeto de lei de iniciativa popular visando alterar a Lei Complementar 141/2012 ganhou, nesta terça-feira, 28/2, o reforço da Frente Parlamentar das Santas e dos Hospitais Filantrópicos. A luta é para que a legislação obrigue a União destinar ao menos 10% do Orçamento anual em Saúde, além de dispor sobre reajuste da tabela do SUS e melhorias na gestão da saúde pública.
Sob a coordenação de Itamar Borges (PMDB), a frente articulou com representantes da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Academia Nacional de Medicina (ANM), Associação Paulista de Medicina (APM) e outras entidades da sociedade civil, estratégias para ampliar o movimento.
Borges enfatizou a necessidade de se nacionalizar a campanha, esclarecendo que a frente paulista deve trabalhar em harmonia com a frente nacional, composta de parlamentares federais. Neste sentido, foi aprovada a proposta do deputado Afonso Lobato (PV) para que a CNBB seja contatada e participe da campanha. Ulysses Tassinari (PV) ponderou que as lideranças evangélicas também devem ser procuradas para ajudar na coleta de assinaturas.
A necessidade de envolver os beneficiários das santas casas e dos hospitais beneficentes foi tratada por Vitor Sapienza (PPS). "Sem a participação dessa base, nada será alterado", afirmou. Posição adotada por Jooji Hato (PMDB): "o clamor popular pode fazer o Congresso Nacional rever essa situação. Sem as santas casas, seria um caos".
O representante da AMB, Chico Damaso, sugeriu, ressaltando a formação médica do governador, que se colhesse a assinatura dele. Borges declarou que já conta com o apoio de Alckmin e que a frente deverá se encontrar com ele para essa coleta. Também estão previstas audiência, em março, com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, e participação da frente no Congresso dos Municípios, que será realizado em março, em São Vicente, e na Marcha dos Prefeitos à Brasília, em maio.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições