Deputados propõem comissão interestadual para o desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas


07/04/2011 20:43

Compartilhar:

Deputado mineiro Pompilio Canavez (3º à dir.) visita Assembleia e debate comissão interestadual com Parlamentares e o presidente Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/BARROSINTERESTADUALz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado mineiro Pompilio Canavez (PT) visitou a Assembleia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 6/4, quando, acompanhado pelo deputado Beto Trícoli (PV), apresentou aos deputados paulistas e ao presidente da Casa, Barros Munhoz (PSDB) a proposta de criação da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas dos Rios Grande, Paraíba do Sul e PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) " Piracicaba.

O projeto, que já tramita nas assembleias mineira e carioca, tem o Objetivo de reunir esforços políticos e técnicos indispensáveis à recuperação, à preservação e ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Segundo o deputado Pompilio Canavez, que também já foi prefeito de Alfenas (MG), a comissão deverá ainda propor soluções para os problemas de saneamento e saúde pública. "São bacias importantes para os dois estados", explicou Canavez.

"Essa proposta já vinha sendo discutida antes mesmo da posse dos deputados paulistas", comentou o deputado Beto Trícoli. "Temos militância histórica na área, fomos prefeitos e presidentes de comitês. O deputado Pompilio, como presidente do Comitê Furnas-Rio Grande MG e eu como presidente dos Comitês PCJ SP e Federal", lembrou Trícoli.

A proposta de funcionamento da futura comissão interestadual prevê o acompanhamento da elaboração e execução de planos, projetos, atividades e investimentos públicos e privados, incidentes nessas bacias hidrográficas. O documento sugere avaliar sua repercussão nos aspectos ambientais, culturais e socioeconômicos, por meio de medidas pertinentes. Entre outras atribuições, estão ações de informação para o desenvolvimento sustentável, sugestões aos três poderes e o estímulo à criação e fomento de comitês, agências e outros organismos. "Procuramos o presidente Barros Munhoz, que prontamente aprovou a ideia. Queremos a integração entre as assembleias e uma discussão ampla sobre o desenvolvimento sustentável para as regiões dos rios que percorrem as divisas de Minas Gerais, São Paulo e também Rio de Janeiro", explicou Trícoli, que foi prefeito de Atibaia por duas vezes, ex-coordenador estadual de Recursos Hídricos e ocupou por duas vezes a presidência dos Comitês PCJ). Ele ressaltou que os deputados paulistas articulados a Minas e Rio têm muito a contribuir e devem se posicionar frente aos desafios do desenvolvimento sustentável e múltiplos usos das águas (ocupação urbana, hidrovias, represas para hidrelétricas ou abastecimento, lazer, piscicultura...) "É um trabalho estratégico que faz avançar todos os projetos relacionados aos recursos hídricos de nosso estado", ressaltou.

Assinaram a criação da comissão, lém de Beto Trícoli, os deputados Baleia Rossi (PMDB), Carlos César (PSC), Gilmaci Santos (PRB), João Caramez (PSDB), Orlando Bolçone (PSB) e Pedro Bigardi (PCdoB).

alesp