Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Andrea Laybauer


09/02/2012 11:34

Compartilhar:

Splash in Purpreen nº 148<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/MASSARANIANDREIAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andrea Bauer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ANDREIALAYBAUERx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fotografia pode ser decorativa, publicitária, engajada, personalizada ou pode ser ainda um portal para novas ideias, naturalmente dependendo do tema de fundo. Essas ideias não faltam a Andrea Laybauer, uma artista fotógrafa que através da pesquisa consegue alcançar resultados surpreendentes e artísticos.

Cada imagem que capta é única e as possibilidades vão até onde sua mente criativa pode levar. Para capturar a imagem ideal o desafio se confunde com o prazer da surpresa que cada clic reserva ao final.

Embora ela afirme que não pode prever o que a lente irá captar, Andrea Laybauer pode dizer da satisfação que alcança quando o resultado consegue gerar reações e exclamações positivas, tanto para si mesma quanto para o público observador.

Fascinada pelo macro, com o apoio das mais recentes descobertas tecnológicas e utilizando a técnica do splash (choque de gotas em superfície líquida), a reflexão da imagem supera as próprias expectativas.

Tendo em vista sua extrema curiosidade em descobrir como são as coisas além do que a visão nos permite ver, suas fotos, sobretudo por não passarem pelo processo de PhotoShop, são perfeitamente plásticas, singulares e inéditas.

O projeto Drop Shots, que conjuga duas técnicas em uma única fotografia (o splash e a reflexão da imagem), surgiu em 2009. O splash é o resultado do choque de gotas em uma superfície líquida. As gotas de água funcionam naturalmente como lentes do tipo grande angular, refletindo a imagem que está como pano de fundo, de forma invertida e menor.

Não foram poucos os ensaios até a artista obter os primeiros resultados interessantes, pois não se tratava apenas de "fotografar gotas", e sim de utilizar as gotas para despertar sentimentos, percepções e, quem sabe, ações.

A obra Splash in Purpreen nº 148 da coleção Drop Shots, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, demonstra plenamente a surpreendente criatividade artística de uma fotógrafa que se supera a cada imagem.



A artista

Andrea Laybauer nasceu em Farroupilha, RS, em 1º de agosto de 1983. Desde muito jovem sempre teve a curiosidade de descobrir como são as coisas para além do que olhos nos permitem ver. Ainda pequena, ganhou um microscópio que logo se transformou num de seus brinquedos favoritos.

Adorava se aventurar pelo mundo macro vendo os detalhes das folhas, da pele, das asas dos insetos, dos fios do bigode do seu gato através das lentes do microscópio. Essa busca pelo detalhe se definiu quando se encontrou com a máquina fotográfica e, com o tempo, se encaminhou para a macrofotografia de gotas de água.

Estudou inicialmente na Universidade de Caxias do Sul e, transferindo-se para São Paulo, cursou a Universidade Anhembi Morumbi. Abriu um ateliê de artes na região dos Jardins e tem participado de inúmeras manifestações internacionais, como a Bienal Internacional de Arte de Florença 2011 e a Bienal de Arte Internacional de Roma 2012, na qual foi recentemente premiada.

alesp