Mesa promulga ato de criação da Fundação Nove de Julho


30/04/2008 20:18

Compartilhar:

Edmir Chedid, Vaz de Lima e Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/FUND NOVE JULHO MAC 13.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, assinou nesta quarta-feira, 30/4, para ser publicada em 1º/5, a lei que cria a Fundação Nove de Julho para abrigar a TV e a rádio que transmitirão as atividades do Parlamento paulista.

Estiveram presentes à solenidade os deputados Donisete Braga (PT) e Edmir Chedid (DEM), 1º e 2º secretários que consideram a criação da TV aberta o mais importante projeto da atual Mesa, porque aumenta sobremaneira a exposição dos parlamentares e, conseqüentemente, a cobrança da população e sua participação nos principais itens debatidos nos plenários da Assembléia.

A principal diferença entre a transmissão da atual TV Alesp e a da fundação que agora nasce será quanto ao alcance: enquanto a primeira cobre apenas 10%, a que entrará em funcionamento dentro de 90 dias cobrirá 100% dos municípios paulistas.

Segundo Vaz de Lima, "a TV será mais um instrumento para fortalecer a democracia, tornando as atividades dos parlamentares mais transparentes e ao alcance de sugestões e críticas da população. Isso vai exigir que o parlamentar se prepare mais para o debate político."

As diretrizes e a grade da programação serão ditadas pelo Conselho Curador, que terá representantes dos 14 partidos políticos presentes na Casa, além de um representante dos funcionários, tornando o conselho o mais democrático possível, conforme lembrou o 1º. secretário, Donisete Braga.

O deputado Edmir Chedid estimou que dentro de 60 dias as reformas físicas necessárias para as novas instalações " compreendendo, num primeiro momento, estúdios, ilhas de edição etc, e, num segundo momento, a rádio " estarão prontas. "Com isso, ganham os deputados, porque podem prestar contas à população, principalmente de sua base eleitoral, que pode acompanhar o trabalho do seu representante e das comissões que funcionam na Casa, de uma maneira totalmente transparente", finalizou Chedid.

alesp