Chácara da família Simonsen pode se tornar área de proteção ambiental


01/03/2007 17:58

Compartilhar:


Os 130 mil metros quadrados da Chácara Silvestre, localizada no município de São Bernardo do Campo, poderá ser transformada em Area de Proteção Ambiental, caso seja aprovado projeto de lei (PL 28/07) apresentado pelo deputado Giba Marson (PV).

Antiga propriedade de veraneio da família do empresário Wallace Cockrane Simonsen, primeiro prefeito de São Bernardo, a chácara tem importância histórica e arquitetônica. Ela já abriga o Serviço de Patrimônio Histórico, órgão da Secretaria de Educação e Cultura do município, responsável pela pesquisa, preservação e divulgação do folclore/cultura popular e história na cidade.

Na justificativa do projeto, seu autor chama a atenção para a recente tentativa da prefeitura local de arrancar 341 árvores existentes na área da chácara, a maioria árvores nobres, adultas, nativas e de lei, várias delas plantadas há cerca de 40 anos por munícipes, de forma voluntária. Marson afirma que, no momento em que o planeta sente as conseqüências dos desmatamentos, é fundamental preservar uma, duas ou centenas de árvores.

Se implantada a Apa, a chácara ficará protegida pela legislação ambiental, ficando proibida a implantação de atividades potencialmente poluidoras, a realização de obras de terraplanagem ou outras que importem sensível alteração das condições ecológicas locais, o exercício de atividades capazes de provocar acelerada evasão das terras ou acentuado assoreamento nas coleções hídricas e o exercício de atividades que ameacem extinguir as espécies da flora e da fauna do local.

alesp