Programação especial no Dia Internacional da Criança e do Adolescente no Rádio e na TV


09/12/2002 13:00

Compartilhar:


Há 10 anos o Unicef promove em todo o mundo o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, que tem como objetivo mobilizar comunicadores para a luta dos direitos da criança e do adolescente. A sugestão é fazer um trabalho não apenas sobre a temática, mas também com a participação efetiva das crianças na programação. Além disso, esta é uma maneira delas expressarem sua visão de mundo e suas perspectivas para o futuro.



Da Redação

O Dia Internacional da Criança no rádio e na TV, comemorado desde 1992, é uma iniciativa do Unicef e do Conselho Internacional de Academia de Artes de Ciências Televisivas com o objetivo de mobilizar comunicadores de todo o mundo para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes. As emissoras que dedicam um dia inteiro, ou incluem temas relacionados às crianças como parte da programação, concorrem ao prêmio Emmy Internacional, uma espécie de Oscar. Pela terceira vez consecutiva, a TV Cultura recebeu o Prêmio. Em 1999, a emissora dedicou 18 horas da sua programação às crianças e aos adolescentes. Para este ano, a Cultura vai dedicar 20 horas da programação às crianças e adolescentes. De acordo com dados do Unicef, a campanha conta com a participação de mais de dois mil comunicadores de rádio e TV de todo o mundo.

Novidades

Em 2002, o objetivo do UNICEF é que as crianças sejam mais do que tema de programas. A idéia é que elas participem ativamente da programação dos programas de rádio ou televisão, trabalhando na produção e na apresentação de matérias, inclusive entrevistando personalidades - a rádio CBN, por exemplo, concedeu 30 minutos da sua programação matutina de domingo para que as crianças e adolescentes entrevistem os prefeitos de suas cidades.

Diga Sim

A campanha "Diga Sim pela Criança" faz parte do Movimento Global pela Criança, que pretende coletar em todo o mundo a opinião das pessoas sobre as prioridades na área da infância. No Brasil, as ações mais votadas foram o direito à educação com qualidade; o combate à pobreza; e a não discriminação.

Primeira prioridade é manchete nos jornais

Os principais jornais desta sexta-feira, 6/12, publicaram comparação do desemprenho dos alunos da 4ª série do ensino fundamental no Brasil entre os anos de 1999 e 2001. De acordo com os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - o mais importante exame do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para avaliar a qualidade da educação no país - , os estudantes da região Nordeste do Brasil têm dificuldade para interpretar textos. Mas, segundo o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, esse resultado não é preocupante, já que essa queda se deu em decorrência da inclusão de alunos das regiões mais pobres do país no sistema de avaliação.

alesp