Região do Alto Tietê poderá contar com campus universitário estadual


19/04/2007 11:35

Compartilhar:

Bertaiolli e Pinotti examinaram a possibilidade de instalação da Unesp no Alto Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FOTO BERTAIOLI PINOTTI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, sinalizou de forma positiva à reivindicação do deputado Marco Bertaiolli (DEM) para que a região do Alto Tietê receba um campus universitário público. Pinotti afirmou que serão realizados estudos de demanda e necessidades para verificar a possibilidade da implantação de uma unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Durante a reunião, Bertaiolli solicitou ainda apoio do secretário para que o Alto Tietê receba mais duas unidades da Faculdade de Tecnologia (Fatec), complementando assim os serviços já prestados em Itaquaquecetuba, cujo prédio foi inaugurado recentemente pelo governador José Serra. "A proposta é dotar a região de uma estrutura de ensino superior que atenda todas as necessidades da demanda dos estudantes que chegam à fase universitária sem condições de pagar por um curso superior", destaca Bertaiolli.

Para embasar o pedido, o deputado apresentou ao secretário um relatório completo sobre a população do Alto Tietê " que, em 2006, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passava de 1,4 milhão de habitantes ", além do número de estudantes nos dez municípios que compõem a região.

Conforme levantamento feito com base nos dados do Ministério da Educação, há na região 73.705 alunos no ensino médio, com 87% deles (64.123 jovens) matriculados na rede pública de ensino. Já os universitários chegam a aproximadamente 22 mil. "E o mais impressionante disso é que a renda média per capita da população é de 2,5 salários mínimos. Ou seja, as pessoas não têm condições de arcar com as despesas de uma universidade paga", avaliou o deputado.

Bertaiolli levou ainda índices que mostram o desenvolvimento econômico e social do Alto Tietê, como número de indústrias, atividades do comércio e prestadores de serviços, entre outros. "O objetivo foi mostrar que a região cresce em várias frentes e o mercado hoje está cada vez mais exigente no que diz respeito à qualificação e ao aperfeiçoamento profissional", completou o parlamentar.

mbertaiolli@al.sp.gov.br

alesp