Região do Alto Tietê poderá contar com campus universitário estadual
O secretário estadual de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, sinalizou de forma positiva à reivindicação do deputado Marco Bertaiolli (DEM) para que a região do Alto Tietê receba um campus universitário público. Pinotti afirmou que serão realizados estudos de demanda e necessidades para verificar a possibilidade da implantação de uma unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Durante a reunião, Bertaiolli solicitou ainda apoio do secretário para que o Alto Tietê receba mais duas unidades da Faculdade de Tecnologia (Fatec), complementando assim os serviços já prestados em Itaquaquecetuba, cujo prédio foi inaugurado recentemente pelo governador José Serra. "A proposta é dotar a região de uma estrutura de ensino superior que atenda todas as necessidades da demanda dos estudantes que chegam à fase universitária sem condições de pagar por um curso superior", destaca Bertaiolli.
Para embasar o pedido, o deputado apresentou ao secretário um relatório completo sobre a população do Alto Tietê " que, em 2006, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passava de 1,4 milhão de habitantes ", além do número de estudantes nos dez municípios que compõem a região.
Conforme levantamento feito com base nos dados do Ministério da Educação, há na região 73.705 alunos no ensino médio, com 87% deles (64.123 jovens) matriculados na rede pública de ensino. Já os universitários chegam a aproximadamente 22 mil. "E o mais impressionante disso é que a renda média per capita da população é de 2,5 salários mínimos. Ou seja, as pessoas não têm condições de arcar com as despesas de uma universidade paga", avaliou o deputado.
Bertaiolli levou ainda índices que mostram o desenvolvimento econômico e social do Alto Tietê, como número de indústrias, atividades do comércio e prestadores de serviços, entre outros. "O objetivo foi mostrar que a região cresce em várias frentes e o mercado hoje está cada vez mais exigente no que diz respeito à qualificação e ao aperfeiçoamento profissional", completou o parlamentar.
mbertaiolli@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações