Proposta cria semana de conscientização sobre endometriose


02/06/2008 09:19

Compartilhar:

Deputada Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/ANA PERUGINI MANDATO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Considerada doença da mulher moderna, a endometriose é uma enfermidade ainda pouco conhecida da maioria das pessoas e uma das principais causas da infertilidade. Estima-se que 10% das mulheres no mundo sejam acometidas por esta doença que ocorre principalmente na idade fértil. Para conscientizar sobre a doença e seus tratamentos, uma iniciativa da deputada Ana Perugini (PT) quer criar a Semana de Prevenção a Endometriose e Infertilidade no Estado de São Paulo.

A proposta tramita na Assembléia Legislativa por meio do Projeto de Lei 1.344/2007 e já conta os pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça e, Saúde e Higiene. Para ir a votação, o projeto aguarda a análise da Comissão de Finanças e Orçamento.

De acordo com a proposta, Ana Perugini considera relevantes ações de conscientização da sociedade sobre a doença que, apesar de não ter cura, pode ser tratada e amenizada. Segundo a justificativa da deputada, a Semana de Prevenção, entre os dias 8 e 14 de março, tem como meta, também, incentivar mulheres a buscar ajuda médica aos primeiros sintomas, bem como familiarizar os procedimentos disponíveis para tratamento.

A endometriose é uma doença que acomete mulheres em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa. Consiste na presença de endométrio (membrana que cobre o útero no período fértil) em locais fora do útero. É uma doença progressiva e que pode provocar lesões no aparelho reprodutor, e, como resultado disso, dores e infertilidade. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma reação do sistema de defesa. O que se sabe é que células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto, apenas algumas mulheres desenvolvem a endometriose.

A doença não tem cura, no entanto, a dor e os sintomas podem ser diminuídos durante o tratamento que visa aliviar ou reduzir a dor, diminuir o tamanho dos implantes, reverter ou limitar a progressão da doença, preservar ou restaurar a fertilidade e evitar ou adiar a recorrência da doença.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp