CTC pede esclarecimentos sobre denúncias veiculadas na TV contra o Metrô


20/02/2008 18:55

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CTC- Ze(1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CTC- Ze(4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião da Comissão de Transportes e Comunicações, ocorrida nesta quarta-feira, 20/2, no Plenário José Bonifácio, o presidente deste órgão técnico, Aldo Demarchi (DEM), comunicou aos presentes que encaminhou no dia 18/2 ao secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portella Pereira, ofício solicitando esclarecimentos a respeito de denúncias de irregularidades na Companhia do Metropolitano de São Paulo " Metrô. Segundo o documento, o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, veiculou no domingo, 17/2, matéria em que ex-funcionário da companhia afirmou ter recebido propina para declarar uma empresa de fornecimento de equipamentos contra incêndio " a Ezalpha " vencedora em licitações. Ainda segundo o ofício, o ex-funcionário, que teria participado das negociações, afirma que preços de equipamentos de combate a incêndio foram superfaturados. Demarchi declara no texto que tomou conhecimento de que o Metrô, respondendo às denúncias, divulgou uma nota à imprensa em que afirma que suspendeu as licitações colocadas sob suspeita.

Diante dos fatos denun­ciados, os deputados José Zico Prado e Antonio Mentor, ambos do PT, sugeriram que a comissão pusesse na ordem do dia requerimento de convocação do ex-funcionário da referida empresa para prestar declarações sobre as irregularidades por ele denunciadas. Demarchi esclareceu aos deputados que, por impedimento do Regimento Interno, a solicitação não poderia ser incluída na Ordem do Dia. Foi acordado então que na próxima reunião da comissão será discutido o pedido de comparecimento à Casa do ex-funcionário.

Dos cinco projetos de lei constantes da pauta, quatro tiveram seus pareceres, favoráveis, aprovados. Dentre eles estão o PL 175/2007, que veda a publicidade de bebidas alcoólicas no rádio e na TV, no horário das 21 às 6 horas, e o PL 769/2007, que obriga as emissoras educativas de televisão a transmitir sua programação com tradução simultânea para a Linguagem Brasileira de Sinais " Libras.

Todos os itens constantes na pauta para deliberação conclusiva " projetos de lei que dão denominação a logradouros públicos - foram aprovados.

alesp