Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura é lançada em sessão solene


17/05/2010 21:00

Compartilhar:

 Edson Ferrarini ( ao centro) preside a sessão solene <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/solCONEPE1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/solCONEPE2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa das Atividades de Pesca e Aquicultura foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 17/5, em sessão solene foi presidida pelo deputado Edson Ferrarini (PTB), que será seu coordenador. Estiveram também presentes os deputados Ana do Carmo, José Zico Prado e Maria Lúcia Prandi, todos do PT.

Prandi destacou a necessidade de articulação entre pescadores, armadores, técnicos federais e estaduais para que o desenvolvimento da pesca em São Paulo seja retomado, pois, a despeito da instalação do terminal pesqueiro de Santos, a atividade vem diminuindo no Estado. Prandi considera o desenvolvimento da pesca intrinsecamente ligado à geração de empregos e de renda.

Todos os setores representados no evento consideram que as limitações ambientais dificultam o desenvolvimento da pesca, e propõem a revisão da legislação que determina as espécies que não podem ser pescadas. Essas normas estão impondo aos pescadores, principalmente àqueles de águas internas, sanções duras por parte da polícia ambiental. A categoria também trabalha para que a imagem do pescador seja modificada.



Sobrevivência das espécies



O Ministério da Pesca, representado por Karin Bacha, afirmou a disposição de rediscutir normas juntamente com os interessados para melhorar o exercício da pesca no Estado, e destacou que é necessário "o cuidado para garantir a sobrevivência das espécies".

A frente pretende ser um instrumento de interlocução entre pescadores, empresários do setor e governos estadual e federal. Terá como foco de seu trabalho o resgate das atividades de pesca em São Paulo, que tem se deslocado para Santa Catarina. Tem apoio do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe), do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo (Sapesp), do Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados no Estado de São Paulo (Simpescatraesp) e da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo (Fepesp).

Como homenagem de todo o segmento, Ferrarini recebeu uma escultura representativa da atividade pesqueira.

alesp