Marcos Zerbini

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:17

Compartilhar:


Marcos Zerbini (PSDB) é advogado, formado pela Universidade de São Paulo e tem sua base eleitoral na região noroeste da cidade de São Paulo.

Em 1980 ingressou na Pastoral da Juventude, trabalhando com movimentos sociais e, em 1986, participou da formação de movimentos de luta por moradia na região de Pirituba/Jaraguá, que posteriormente se estendeu a toda cidade. Desde 1988, é o coordenador geral desses Movimentos. Foi eleito vereador de São Paulo em 2.000, com 30.748 e reeleito em 2.004 com 41.488 votos. Em 2.006 foi eleito deputado Estadual, reeleito, em 2010, com 85.678 votos.

De seu trabalho surgiu um projeto novo, onde as famílias se organizam, juntam recursos e compram grandes áreas de terra, implantando conjuntos habitacionais a um custo muito baixo. O trabalho levou mais de 18.200 famílias a conquistarem seu lote, e 10 mil delas já moram em casa própria. O parlamentar também colaborou na consolidação de parcerias entre a Associação Educar para Vida e várias faculdades objetivando conseguir desconto para seus associados, no ensino superior. Graças a essas parcerias, mais de 70 mil jovens estão tendo a oportunidade de ingressar na faculdade.

Dos projetos de lei de sua autoria, considera o mais relevante aquele que torna obrigatória a instalação de banheiros para utilização pública, que tenham acomodação para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nas estações de trem e do metrô.

Como forma de manter contato direto e periódico com seus eleitores realiza reuniões mensais e edita jornais informativos de prestação de contas. Neste segundo mandato continuará apoiando a execução de obras que atendam demandas da comunidade.

A deficiência no sistema educacional do país e do Estado é uma questão social que o preocupa. Por isso proporá políticas que ajudem a melhorar o ensino público básico e ampliar o acesso de jovens às universidades.

alesp