Programas de melhoria para conjuntos na Baixada Santista


06/12/2010 17:13

Compartilhar:

Conjuntos habitacionais da CDHU <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/PAULOALEXCONJUNTOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vai solicitar, ao governo do Estado, a inclusão de novos conjuntos habitacionais no programa São Paulo de Cara Nova, para garantir melhorias nos imóveis construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Criado em dezembro de 2008, o programa prevê uma série de intervenções, como obras de acessibilidade, segurança e salubridade em moradias e áreas comuns dos conjuntos.

De acordo com o parlamentar, o programa destina-se ao atendimento da população residente nos conjuntos construídos pela CDHU ou em áreas de intervenção de urbanização realizadas pelo governo do Estado. Na Baixada Santista, o Conjunto Habitacional Ilhéu Alto, no Bairro Bom Retiro, em Santos, e o Mario Covas, em Cubatão, são exemplos de condomínios que atendem os requisitos do Decreto Estadual 53.846/08, que instituiu o programa.

"São prédios com mais de 10 anos e que precisam de várias melhorias, desde a pintura da fachada até serviços para a instalação de medidores individuais de água. Muitos também demandam serviços de construção, reforma ou ampliação de equipamentos sociais e comunitários, como quadras esportivas", explica o deputado.

Paulo Alexandre ressalta que o programa atende núcleos habitacionais em processo de regularização fundiária, que não contam nem com uma infraestrutura urbana precária. Nessa situação, o governo do Estado executa ou faz reparos nas redes de energia, água, esgoto e drenagem. Coloca guias e sarjetas, pavimenta ruas, constrói calçadas e escadarias e realiza projeto paisagístico.

"É uma iniciativa que vai muito além da revitalização urbana. Ao término das melhorias, as famílias passam a ter mais orgulho do local onde vivem, elevando a auto-estima dos moradores", diz o deputado, citando como exemplo o Jardim Pantanal, em São Paulo. As casas desse núcleo da periferia da capital, que antes estavam apenas na lajota, foram rebocadas e pintadas com a orientação de um arquiteto.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp