Comissão de Educação e Cultura debate clubes sociais negros


12/12/2011 12:36

Compartilhar:

Evento reuniu diversos representantes da comunidade negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SIMAOPEDROclubesSOCIAISnegros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último dia 07/12, a Comissão de Educação e Cultur,a presidida por Simão Pedro (PT), realizou audiência pública sobre Clubes Sociais Negros no Estado de São Paulo. O deputado lembrou que os clubes negros se originaram ainda antes da abolição da escravatura. Além das atividades sociais, lutavam contra a discriminação e angariavam fundos para alforria de escravos. No Estado de São Paulo, são 22 clubes, localizados em 21 cidades, que ainda hoje lutam pela preservação da cultura e melhoria da condição de vida da população negra. Simão Pedro disse que o Estatuto de Igualdade Racial já prevê apoio às comunidades negras, a questão é colocá-lo em prática.

Os representantes dos clubes negros presentes falaram sobre os problemas que enfrentam, que incluem o fechamento e a precária situação de algumas de suas sedes. Pediram o perdão das dívidas e que os clubes deveriam passar a ter isenção fiscal. A necessidade de assessoria e capacitação técnica para lidar com o Poder Público, para fazer valer inclusive seus direitos fiscais, também foi reivindicada.

Os representantes do Fórum Social de Clubes Negros do Estado de São Paulo Márcio Souza Pires e Valéria de Paula Ignácio, esta também do Clube 28 de Setembro de Jundiaí, e por Marco Antonio Zito Alvarenga, presidente do Conselho da Comunidade Negra apresentaram reivindicações. Estavam presentes também representantes de clubes negros das cidades de Campinas, Salto, Limeira, Batatais, Bragança Paulista, Piracicaba e Itatiba. (pm)



spedro@al.sp.gov.br

alesp