Bombeiros estão em apenas 18 cidades da Grande São Paulo


10/02/2012 10:22

Compartilhar:


A Grande São Paulo é formada por 39 cidades. Nelas moram quase 20 milhões de pessoas. Mas pouco mais de dois milhões de moradores da metrópole não contam ainda bombeiros, um serviço estratégico destinado a salvar vidas e bens materiais.

No interior do estado, apenas 120 municípios possuem hoje quartéis do Corpo de Bombeiro da Polícia Militar; 507 cidades do Estado de São Paulo esperam pela chegada deste serviço.

Estas informações foram prestadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em resposta a Requerimento de Informação (nº 179/20011) de autoria do deputado Donisete Braga (PT).

"No ano passado iniciamos um movimento visando chamar à atenção das autoridades para a fragilidade na prestação desse serviço público. Os relatórios dos bombeiros registram demora de quase uma hora para atender ocorrências em cidades do interior. Temos que mudar esta realidade que está completamente fora dos padrões exigidos", explicou o parlamentar.

Segundo o deputado, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda no mínimo um bombeiro para cada grupo de 1.000 habitantes. Considerando que a população do estado de São Paulo é de 41 milhões de pessoas, "temos apenas 1 bombeiro para cada grupo de 4.500 pessoas", enfatiza o parlamentar.(da)



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp