Manifesto contra censura jornalística


11/04/2011 17:28

Compartilhar:

Olimpio Gomes e o presidente da API, Sergio Redó<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/OLIMPIOCENSURAJORNALx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia do jornalista, 7/4, o deputado Olimpio Gomes (PDT) participou do manifesto contra censura jornalística, realizado no auditório da Associação Paulista de Imprensa (API). Na ocasião, a API manifestou sua preocupação com dois órgãos de imprensa de São Paulo, que segundo os dirigentes da instituição, encontram-se sob censura.

O jornal O Estado de São Paulo, desde 29/1/2010, aguarda definição judicial sobre o processo que o impede de divulgar informações sobre a Operação Boi Barrica, pela qual a Polícia Federal investigou a atuação do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.

A edição da revista Caras que chegou às bancas em 30/3 foi publicada com tarjas pretas nas páginas em que relata o caso da modelo e atriz Cibele Dorsa, que morreu, aos 36 anos, após se atirar da janela do prédio onde morava, em São Paulo. As tarjas foram a forma que a editora encontrou para cumprir às pressas uma ordem judicial recebida dois dias antes da impressão da revista " quando parte da edição já estava na gráfica " proibindo a menção do nome da pessoa em carta que a atriz teria enviado à editora antes de morrer.

Durante sua fala, como conselheiro da API, o deputado Olimpio colocou seu mandato à disposição da imprensa livre.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp