Comitiva da província japonesa de Kyoto visita a Assembléia


19/07/2006 20:46

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kyoto geral 234ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kunio Sakai, presidente da Assembléia Legislativa da província japonesa de Kyoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kyoto 249ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kyoto geral 235ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comitiva japonesa, formada por deputados e outras autoridades, visita o Legislativo paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kyoto geral263ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/japao mapa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa da província japonesa de Kyoto, Kunio Sakai, visitou na tarde desta quarta-feira, 19/7, o Legislativo paulista. Ele veio acompanhado de uma comitiva formada pelos deputados Issao Aketa, Tadashi Takaya, Lissaburo Titosse, Tadashi Yamamoto, Takashi Matsuo, Tadamassa Matsuo e Hiroshi Mizuguti, pelo secretário geral e pelo subchefe da Divisão de Deliberação do parlamento de Kyoto, Takashi Yassuda e Sumio Mkzuta, respectivamente, e pelos diretores do Centro Internacional da Província de Kyoto.

Os representantes japoneses foram recebidos pelo presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia, que explicou-lhes o funcionamento do Parlamento paulista. Entre outros assuntos, citou alguns aspectos geográficos, políticos e econômicos do Estado e mencionou a importância da colônia japonesa na formação do país.

Kunio Sakai agradeceu a recepção e manifestou interesse de manter intercâmbio entre as Assembléias Legislativas e as instituições lideradas pelo Centro Internacional da Província de Kyoto, fundado em julho de 1996 com o objetivo de estimular a internacionalização da província japonesa.

Referindo-se à imigração japonesa no Brasil, que completará 100 anos em junho de 2008, Sakai disse que durante sua visita pretende promover uma série de atividades para organizar as comemorações do centenário. Ao referir-se à grande concentração de descendentes de japoneses em São Paulo, o presidente da Assembléia de Kyoto manifestou o desejo de aprofundar as relações entre sua província e o Estado de São Paulo.

O deputado Issao Aketa historiou sobre a origem de Kyoto, contando que, em 794, a então chamada Heianky" foi transformada em capital do império do Japão. Posteriormente, o nome da cidade foi mudado para Kyoto, que continuou a ser a capital do país até 1868.

Após troca de presentes, os representantes das casas legislativas de Kyoto e de São Paulo ressaltaram a importância de dar continuidade às ações que estreitam os laços entre o Brasil e o Japão.

Província de Kyoto

O Japão está dividido em 47 províncias, chamadas em japonês de "todoofuken". Elas estão distribuídas em 11 regiões. A província de Kyoto fica na região de Kinki, na ilha de Honshu, e ocupa 4,6 mil quilômetros quadrados. Sua população é de 2,6 milhões de habitantes. A capital da província é a cidade de Kyoto. Trata-se da maior cidade da área metropolitana de Osaka-Kobe-Kyoto, localizada na parte médio-ocidental da ilha de Honshu e cercada por montanhas. A principal zona de negócios localiza-se nas partes centro e sul da cidade. Ao contrário da região vulcânica de Kanto, o solo rico de Kyoto permite o cultivo de uma grande variedade de vegetais. Seus vários cursos de água proporcionam boas condições para a pesca.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeios varriam o país, Kyoto e seus 1.600 templos budistas e 400 locais de culto shinto, bem como seus palácios, jardins e edifícios, foram poupados. Por isso, nela encontram-se alguns dos mais famosos templos do Japão. Kyoto é considerada o centro cultural do país.

alesp