Expressão genuína da realidade, a pintura de J. Valzacchi se distingue pela harmonia de cores

Emanuel von Lauenstein Massarani
14/11/2003 10:00

Compartilhar:

Jaasiel Valzacchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/JValsacci.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A temática das obras de Jaasiel Valzacchi se dirige em direções diversas: de flores a naturezas mortas, de paisagens a figuras e a representações fantásticas.

Artista interessado no mundo que o circunda, extrai da experiência de vida os elementos de sua pintura. Acrescenta-lhe cores de sua fantasia, elimina todo particular supérfluo, dá relevo a motivos de emoção, compõe harmônica e sensivelmente os elementos do quadro.

Com traço firme, o artista transfere os seus temas sobre a tela dando a cada um deles a expressão genuína que têm na realidade. Ao observar seus quadros não podemos deixar de constatar a delicadeza de sentimentos que guiam o seu pincel, empenhado com toda sua personalidade a transferir sobre as telas o próprio íntimo e a alegria que emana de um panorama harmônico que a natureza generosamente nos apresenta.

Seu gosto refinado manifesta-se exatamente na fusão harmônica das cores, nos detalhes os mais eloqüentes. Sua pintura se distingue pela coerência do conteúdo, pela variedade técnica, pela calibrada disposição das formas e pelo sapiente uso da cor.

O artista cria e, num esforço harmônico de suas concepções, nascem suas obras: cada qual com sua historia íntima. Cada composição é orquestrada sobre uma gama de modulações procuradas e obtidas pelo artista através de uma lógica anterior ligada a uma perfeita coerência.

A obra "Abacaxi, mangas e uvas", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, não deixa de ser eminentemente acadêmica, onde sentimento e arte se integram, se completam, se fundem e se amalgamam.

O Artista

J. Valzacchi, pseudônimo artístico de Jaasiel Valzacchi, nasceu em Catanduva, São Paulo, em 1974. Iniciou-se na pintura aos 12 anos de idade sob a orientação de seu pai, o desenhista e pintor Edwil F. Valzacchi. A arte esteve sempre presente em sua família desde a época em que seu avô vivia na cidade de Udine, Itália. Procurando sempre se aperfeiçoar, estudou modelo vivo com seu progenitor e com o professor Gilberto Geraldo.

Realizou diversas exposições individuais, entre elas: Espaço Cultural CLIEP, Presidente Prudente, SP, e Espaço Cultural do Banco do Brasil, Catanduva, SP (1996); Espaço Cultural do Shopping de Bebedouro, SP (1999).

Participou ainda das seguintes exposições coletivas: Espaço Cultural do Anhembi, SP (1995); Feirarte de Catanduva, SP (1996); Espaço Cultural do Clube das Mães de Naviraí, MS (1997, 1998 e 2000); Espaço Cultural CLIEP, Presidente Prudente, SP (1997 e 1998); Espaço Cultural Lar do Menor Naviraí, MS, e Espaço Cultural Relicário, Mato Grosso (1999).



Recebeu em 1992 o Prêmio Aquisição no I SABBART de Ribeirão Preto, SP; em 1993, a Grande Medalha de Ouro no XIII Salão de Artes de São José do Rio Preto, SP, e, em 2003, Menção Honrosa no XI SABBART de Ribeirão Preto, SP. O artista é catalogado no dicionário-catálogo Artes Plásticas Brasil, de Maria Alice e Julio Louzada.

alesp