Folclore e termas são atração em Olímpia


29/07/2008 17:55

Compartilhar:

Piscinas de ondas das Thermas dos Laranjais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Piscina de ondas das Thermas dos Laranjais.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/cartaz 44º Fefol - copiado internet.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Olímpia reserva diversos atrativos aos visitantes. Contando hoje com mais de 48 mil habitantes, sua economia, baseada na agroindústria e no comércio, vem sendo incrementada com as rendas provenientes do turismo, por conta do parque aquático Clube Thermas dos Laranjais e ainda pela realização, no mês de agosto, do Festival do Folclore.

Olímpia surgiu a partir da doação, em 1903, de 100 alqueires de terra para a constituição do Patrimônio de São João Batista dos Olhos-d´Água. Tornou-se a Vila Olímpia três anos depois, e recebeu seu nome em homenagem a Maria Olímpia, filha única de Antônio Olímpio Rodrigues Vieira, chefe político regional. O município, com terras desmembradas de Barretos, foi finalmente instalado em 7 de abril de 1918.



Folclore

Olímpia ostenta o título de "Capital do Folclore" e desde 1964 realiza o que é considerado o maior festival de folclore do Brasil. A sua 44ª edição, que ocorre entre os dias 2 e 10 de agosto de 2008, receberá manifestações culturais e folclóricas de 20 diferentes estados do Brasil, representados por 73 grupos, que se apresentarão na Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant"Anna, que deve receber mais de 150 mil pessoas. O 44º Fefol, que homenageará este ano o Estado da Paraíba, terá show de encerramento do grupo Cordel do Fogo Encantado. Maiores informações podem ser obtidas no site oficial: www.folcloreolimpia.com.br.

Na esteira do festival, a cidade organizou o Museu de História e Folclore Maria Olímpia, que foi instalado em 1973 para abrigar um acervo de três mil peças ligadas ao folclore brasileiro, entre roupas para festas típicas, peças de barro, bambu, madeira; trabalhos em palha; e pinturas, além de instrumentos musicais e peças tradicionais, como pilões e esporas. Na parte exterior do casarão que abriga o museu, está uma locomotiva, que entre 1940 a 1950 ligou Olímpia ao resto do Brasil.



Outras atrações

Em sua área urbana, cortada pelo ribeirão Olhos-d´Água, Olímpia oferece ao turista diversas opções. Na Casa do Artesão, o visitante encontra trabalhos de diversas técnicas de 52 artistas locais, com destaque ao "trançado estrela", feito em palha de milho, além de peças em tear manual.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, recentemente restaurada, tem em suas paredes pinturas a óleo feitas por artista da cidade, e à noite recebe uma iluminação especial. Já a nova Igreja Matriz, dedicada ao padroeiro da cidade, São João Batista, tem linhas modernas. Em seu interior há belas obras de madeira e um Cristo ressuscitado, de 8 metros de altura, que paira sobre o altar.

Inaugurado em 1987, o Clube Thermas dos Laranjais oferece mais de 20 diferentes piscinas de água quente natural, oriundas de um poço profundo, de aproximadamente 980 metros, com vazão em torno de 180 mil litros por hora, que havia sido perfurado pela Petrobrás, na busca de petróleo na cidade.

Olímpia, localizada no noroeste paulista, na região do Aqüífero Guarani, está a 430 km da capital e a 135 km de Ribeirão Preto, com acesso pelas rodovias SP-425 e SP-322.

alesp