Projeto de Lei pode regularizar profissão de vigilantes


11/08/2008 18:45

Compartilhar:

 Debate sobre regularização da profissão de vigilantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/MAC 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 11/8, Fernando Capez (PSDB) se reuniu com o presidente do sindicato dos vigilantes e com membros da categoria para discutir o Projeto de Lei 729/2007, de sua autoria, que prevê a regulamentação da profissão de vigilantes diurnos e noturnos.

A reunião foi motivada pela publicação de uma matéria no Diário do Grande ABC, em 27/7, que acusa vigilantes de lotearem ruas de bairros de classe média e alta da região do ABC. Segundo os vigilantes, matéria generaliza a culpa entre a classe em vez de apontar os responsáveis pela prática ilegal.

O presidente do sindicato da categoria, Altino Francisco, afirmou que deseja exercer direto de resposta no jornal, já que o jornalista que escreveu a matéria errou em não publicar os nomes dos vigilantes que praticam atos ilegais e ao generalizar a acusação.

Durante a reunião, Capez afirmou que é uma hipocrisia fingir que os vigilantes não existem. Por isso é que ele está lutando para a aprovação de seu projeto, que fará com que esses profissionais sejam cadastrados na Secretaria de Segurança Pública e mantenham contato com os órgãos de segurança pública estadual e com a guarda municipal para comunicação de ocorrências. Para Capez, "este é um projeto pequeno, mas às vezes nos pequenos projetos é que encontramos as melhores soluções".

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e está pronto para a Ordem do Dia. "Vai ser uma batalha difícil, mas o fato de colocar o assunto em discussão vai sensibilizar as autoridades", concluiu.

alesp