Última audiência do interior sobre Orçamento 2010 é realizada em Ourinhos

Audiència Pública LOA 2010 em Ourinhos
20/08/2009 18:33

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAOURINHOS4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Belkis Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAAUDIvice pref Belkis Goncalves.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Ourinhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAOURINHOS1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Toshiro Misato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAOURINHOS6pref toshio misato.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homero Marques Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISA AUDIver Homero palmital.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Toshiro Misato e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAOURINHOS3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Amaral Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAOURINHOS7pres camara toninho, antonio amaral jr.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A principal reivindicação é a construção do primeiro hospital público na cidade, que conta apenas com o atendimento filantrópico da Santa Casa



A última audiência pública sobre o Orçamento estadual 2010 no interior do Estado, realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, teve lugar na Câmara Municipal de Ourinhos, nesta quinta-feira, 20/8. Com a participação do presidente da Câmara, Antonio Amaral Jr., do prefeito Toshiro Misato, dos deputados Enio Tatto (PT) e Cássio Navarro (PSDB), a reunião foi conduzida pelo presidente da CFO, Mauro Bragato (PSDB).

Após exibição do vídeo institucional sobre o Orçamento e saudações de Bragato, o prefeito e o presidente da câmara se pronunciaram. Amaral pleiteou a construção de passagem inferior na rodovia Raposo Tavares, de centros comunitários, creches e bibliotecas, melhorias no parque ecológico e equipamentos para as unidades de saúde.

Cássio Navarro afirmou que as audiências têm sido realizadas pela Assembleia há cinco anos e que a participação popular mediante a apresentação de sugestões é importante porque possibilita um intercâmbio os moradores de várias regiões do Estado e o Poder Legislativo.

Tatto disse que o Orçamento 2010 chegou à Assembleia sem qualquer previsão de reajuste para o funcionalismo. "Isso é inaceitável." O deputado citou os segmentos que mais necessitam de aporte financeiro, como santas casas e Apaes, lembrando que o Orçamento já deveria prestigiá-las em sua mensagem original.



Com a palavra o funcionalismo

Osmir Petrini, presidente da Associação dos Servidores do Centro Paula Souza, reivindicou direito a atendimento médico para esses servidores, verbas suficientes para manutenção dos cursos e realização de atividades mínimas necessárias, além da criação de data-base para a categoria.

Enizal Vieira, diretor da Associação do Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), lembrou que os funcionários do Judiciário estão tentando evitar a greve, mas não foi possível chegar a um acordo ainda. Ele solicitou reajuste salarial para o segmento e contrapartida financeira do Estado na manutenção do Iamspe. Também sugeriu a criação de cursos de farmácia e de fisioterapia na unidade da Unesp da cidade.

Cleny Santana Dias, da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo, pediu isonomia salarial entre professores da ativa e inativos, além de melhor atendimento do Iamspe e pagamento dos precatórios.

Dotação orçamentária fixa de 2,1% e estrutura adequada para atender a expansão de ensino foram as solicitações de Denise Rykala, do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza.

Amauri Gomes é da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Ourinhos e reclamou que os recursos para a Secretaria da Agricultura correspondem a menos de 1% do Orçamento estadual. O técnico destacou que o setor cuida de importantes programas agrícolas que precisam de insumos para que possam ter continuidade.



Hospital público

O vereador Jadir Grilo, de Ourinhos, afirmou que a cidade precisa de um hospital público do porte, como o existente em Assis, e programa de geração de empregos na região.

A vice-prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes quer melhor atendimento de saúde na cidade.

Veículos para oficiais de Justiça efetuarem seus trabalhos e instalação de hospital público e de quadra de esportes em Ourinhos foram as reivindicações de Roberto Bachiega, da Comissão Consultiva do Iamspe, que ainda quer a revisão dos valores dos pedágios, uma vez que os altos valores têm engessado a economia do Estado, pois onera o transporte de cargas e minimiza o turismo.

O servidor do Judiciário, Caiubi de Souza, reforçou o pedido de construção de um hospital público em Ourinhos, bem como de centro oncológico. Também indicou a construção de passarela no Jd. Matilde, sinalização adequada nas obras do DER, tendo em vista que ocorreram muitos acidentes na entrada da cidade.

Lopes Ferreira, diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados e Força Sindical, pediu para o segmento que representa isenção de pedágios, transporte gratuito, ampliação do programa remédio em sua casa, hospital geral geriátrico e programa estadual de casas-dia.

Vereador em Palmital, Homero Marques Filho solicitou verbas para: construção de sede da Apae, de clube da terceira idade e de unidade da Fatec; aumento do efetivo da Polícia Militar; reativação de base policial na rodovia Nelson Leopoldino " rota de fuga de criminosos; para o asilo São Vicente de Paula; e veículo para Associação do Câncer. Lamentou que o governo estadual tenha como investimentos no interior do Estado apenas a construção de presídios e de praças de pedágios.

Prefeita Maura, de Santa Cruz do Rio Pardo, sugeriu que a Assembleia dê mais atenção à agricultura, sobretudo aos pequenos produtores, no Estado.

Ao final, o prefeito Toshiro disse que os pedágios são necessários, mas que as cidades precisam de recursos para o recapeamento de estradas dos distritos industriais. Para ele, a criação de cursos profissionalizantes é importante para incentivar o desenvolvimento das cidades do interior.

Bragato concluiu declarando que é importante apresentar demandas que contemplem cada região do Estado como um todo. Quanto à solicitação dos funcionários do Judiciário, o presidente da CFO afirmou que o reajuste salarial para aquele Poder está afeto ao presidente do Tribunal de Justiça e que a Assembleia aprovou no ano passado projeto dotando de mais recursos o Poder Judiciário.



A próxima reunião sobre o Orçamento estadual 2010 acontece na Câmara Municipal de Santos, no litoral paulista, a partir das 10h, no próximo dia 24/8.

alesp