Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Loiva Biff


19/10/2011 08:55

Compartilhar:

Bambus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BAMBUSLOIVABIFFmuseu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Loiva Biff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/LOIVABIFFmuseu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O homem e a natureza se encontram e se identificam no dom inconsciente da inspiração que valoriza o artista e exalta a natureza. Loiva Biff sabe representar o mundo que a circunda com sinceridade, evidência e trato, valendo-se de uma técnica sólida que transforma de maneira eficaz e tocante a verdadeira alma das coisas.

Ela pinta como vê e capta de maneira bem definida o que sente também numa forma única, singular e personalíssima. É o inconsciente lírico do poeta com o Criador que sublima um instante fugaz da vida. A arte é poesia e a artista percorre os difíceis caminhos para alcançar justas composições.

Na obra de Loiva Biff, a elegância da grafia se manifesta na plasticidade da forma através de uma feliz distribuição dos tons cromáticos onde encontramos a artista como protagonista em todo o seu conjunto.

A natureza dessa pintora está caracterizada por uma escrupulosa sinceridade. Substituindo-se ao desenho que absorve e engloba em si,

a cor consegue exprimir através de panteístico sentimento emoções e sensações universais.

Sua obra Bambus, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, se encaixa num particular impressionismo emotivo destinado a estabelecer um sereno colóquio entre o observador e a tela.



A artista

Loiva Biff, pseudônimo artístico de Loiva Dioleti Biff nasceu em Siderópolis, Santa Catarina, em 1950. Trabalha há 40 anos com pintura artística, desenvolvendo estilos e conhecimentos próprios.

Foi professora de pintura na escola do Sesi, entre 1970 a 1973, montou a primeira galeria de arte de Foz do Iguaçu, Paraná, no Hotel Carimã, em 1983. Fez diversos cursos em Madri, Espanha e exposições em Roma, Itália.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas na Associação dos Arquitetos do Brasil, Florianópolis, SC (1995); Espaço Cultural do Banco do Brasil, Florianópolis, SC (1996); Mostra de Inverno, Associação Catarinense de Artistas Plásticos, Florianópolis, SC (1996); Espaço Cultural Beiramar Shopping Florianópolis, SC (1998); Centro de Artes Plásticas Rosa Bruinjé, Curitiba, PR (1999); Palácio Vigariato, Galeria La Pigna, Roma, Itália; Museu Portinari, Brodósqui; Galeria Hemma Becke, Curitiba, PR; Casa Cor, Florianópolis, SC (2000); Espaço Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC (2001); Espaço Cultural Ena Beçak, São Paulo, SP; Espaço Unearte, Secretaria da Cultura, Ibama, São Paulo (2002); Espaço Cultural Celso Ramos, Florianópolis, S/C; Confraria das Artes, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC (2006).

Possui obras em diversas coleções públicas e privadas e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp