Cidadãos de Assis e do Vale do Paranapanema debatem Orçamento 2012

Região carece de parques industriais para engrenar crescimento econômico
22/08/2011 20:57

Compartilhar:

Câmara de Assis debate Orçamento 2012<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/AudPubAssis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ezio Spera, Donisete Braga, Vitor Sapienza, Ricardo Pinheiro, Mauro Bragato, Luis Cláudio Marcolino, Jairo dos Santos e Toshio Missato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/AudPubAssis1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Demandas foram apresentadas por diversos participantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/AudPubAssis2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A discussão sobre o Orçamento 2012, que teve início na manhã de sexta-feira, 19/8, em Presidente Prudente, prosseguiu na Câmara de Assis, no período da tarde. O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) " responsável pela promoção dos debates ", Mauro Bragato (PSDB), abriu os trabalhos explicando a dinâmica do projeto orçamentário e a importância da apresentação de sugestões para seu aprimoramento. Ele lembrou que nesta semana o Legislativo paulista recebeu do governador o Plano Plurianual (PL 771/2011), contendo artigo que prevê o Orçamento regionalizado. "Isso é um avanço e mostra a importância da presença de todos aqui", reforçou.

Luiz Claudio Marcolino (PT), vice-presidente da CFOP, afirmou que Assis é exemplo do que uma boa administração pode resultar. "É importante que todos participem do debate público, para garantirmos que a região continue seu processo de desenvolvimento com a aplicação devida de recursos orçamentários", afirmou.

Segundo Vitor Sapienza (PPS), a região do Vale do Paranapanema tem grande potencial de crescimento e a participação da população nas audiências contribui muito para isso. "É com alegria que vejo a Câmara cheia, uma vez que já vi reunião esvaziada aqui em Assis. Ainda bem que os cidadãos estão se dando conta da importância de debater o Orçamento", observou o parlamentar.

Para Donisete Braga (PT), é preciso estabelecer no interior um novo marco para o desenvolvimento. "Chega de transferir para os municípios do interior as coisas ruins, como, por exemplo, a Cracolândia e o consumo de drogas que ela representa", completou.

Alguns dos integrantes da mesa de trabalhos afirmaram que faltam à região polos industriais que permitam o desenvolvimento econômico, bem como incentivo à agricultura. O presidente da Câmara de Assis, Ricardo Pinheiro, reivindicou recursos para a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, para o fortalecimento da agricultura familiar e da agropecuária sustentável.

Para o prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, o Estado deveria desenvolver políticas de desenvolvimento, mediante a criação de distritos industriais. Entretanto, para que isso seja viável, será necessária a oferta de incentivos fiscais.

Presidente do Conselho Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, focou seus pedidos em recursos para a saúde (hospitais regionais) e para implantação da Fatec e de parques tecnológicos.



Cultura e pontuais



Outras demandas foram apresentadas por diversos participantes. Destaque para a reivindicação de recursos para a cultura e para demandas pontuais. Também foram apresentados pedidos de verbas para o atendimento de pacientes com depressão, com fornecimento gratuito de remédios, aumento da dotação do Judiciário, contrapartida do Estado no financiamento do Iamspe, cumprimento da data-base do funcionalismo, atendimento a usuários de drogas e atividades do Samu, entre outros.

Em defesa da cultura " como meio de resgate da juventude que busca a droga, por falta de expectativa de futuro ", o professor de música Roni da Silva Godoi pediu recursos para a valorização da cultura mediante a implementação de política pública para esse segmento. "Chega de jovens voltados ao consumismo, imposto pela comunicação de massa das grandes mídias", ponderou Godoi.

Pontualmente, para Palmital foi solicitada a recuperação da Estrada do Trigo, a instalação de uma Fatec e o recapeamento das vias urbanas. Já para Maracaí, as solicitações foram: aumento do efetivo policial, instalação de Etec e incremento ao turismo. Para Santa Cruz do Rio Pardo, foram pleiteadas a recuperação de estradas e a construção de ponte sobre o rio Pardo.

Alguns participantes protestaram contra a construção de mais um presídio na região, o de Florínea, e contra a terceirização dos serviços da Educação.

A CFOP prossegue com audiências sobre o Orçamento 2012 até o mês de outubro.

alesp