Júlia Vespa canta com as cores, criando uma poesia mística da natureza

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
09/11/2007 07:57

Compartilhar:

<i>Natureza em Flor</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Natureza em Flor - Julia Vespa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Júlia Vespa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Julia Vespa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Júlia Vespa tem uma preferência absoluta pela paisagem e pelas flores, que evidencia com o uso inteligente de um cromatismo primaveril. Sua paisagem transcende os limites materiais e geográficos para descer numa dimensão vagamente cósmica e quase mística.

De um processo de percepção antes, de intuição depois e finalmente de transposição nasce uma pintura límpida, simples, essencial e honesta no sentido de que oferece ao espectador a possibilidade de penetrar nos segredos da realidade, com clareza.

Sua aproximação com a natureza é, pois, uma mensagem a todos os seres humanos que advertem tal retorno como o fenômeno de renovação da própria natureza e do homem.

Pintora da harmonia, da beleza e das forças da própria natureza, parte viva da obra que pinta com o coração, Júlia Vespa é também pintora por preparação e por temperamento, por vocação e por intuição. Trata-se de um verdadeiro poeta da natureza, das coisas belas, das coisas verdadeiras. Poeta que canta com as cores.

Em Natureza em Flor, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a forma e a cor são tratadas com extremo domínio de uma técnica pessoalmente elaborada e afinada na interpretação poeticamente cromática do ambiente.

A artista

Júlia Vespa, pseudônimo artístico de Júlia Beatriz Vespa Monteiro, nasceu em Votuporanga, São Paulo, em 1954. Estudou educação artística em 1973, na cidade de Jales, e tem participado de workshops com pintores da região, aprendendo técnicas de pintura em tela, desde 1996.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas na Secretaria da Cultura de Votuporanga; II Salão de Arte - Folclore da Associação Votuporanguense dos Artistas Plásticos; IV, V, VI e VII Salão Primavera da Caixa Econômica Federal de Votuporanga; III e IV Salão de Arte da Associação Paulista de Medicina (1998, 1999 e 2000); I Salão Senac de Votuporanga (1999); telas texturizadas, Teatro Municipal de Votuporanga; Projeto Amigo da Escola, E. E. Prof. Uzenir Coelho Zeitune; Galeria Paulo Rapassi (2000); II Evidência Rural Show; VI Exposição de Artes Plásticas de Natal; Centro Educacional de Votuporanga; Conferência Distrital do Rotary Club, no Assary Clube de Campo de Votuporanga (2001); Espaço Cultural Banco do Brasil, Votuporanga; CASB de Votuporanga (2001, 2002 e 2003); FISAV de Votuporanga (2003).

Possui obras em diversos acervos particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp