Morungaba, uma cidade em um mar de morros

Estâncias Paulistas
12/07/2010 18:00

Compartilhar:

Morungaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Morungaba3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Morungaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Morungaba2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rio Jaguari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Rio_Jaguari.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Morungaba  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Morungaba4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Elevada a condição de estância climática em 1994, Morungaba nasceu como Conceição de Barra Mansa em 29 de junho de 1888. A vila ao redor da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, como outras cidades do Estado, teve seu início em função da lavoura cafeeira. Com os cafezais, chegaram os imigrantes italianos, originários da região do Vêneto, que se fixaram na lavoura e no comércio. Em meados do século 20, as primeiras indústrias se instalaram na cidade.

Situada em um vale ladeado pela Serra de Cabras, Morungaba tem vários atrativos e está relativamente perto da capital, são apenas 103 km.



Parque ecológico Pedro Mineiro



Uma das opções turísticas de Morungaba são os 11 alqueires do Parque Ecológico Pedro Mineiro, situado a aproximadamente 800 metros de distância do centro da cidade, em local privilegiado entre morros, nos contrafortes da serra de Cabras. O parque possui mananciais próprios, áreas de mata nativa, uma série de quedas d"água e relevo propício a caminhadas. Da entrada do parque é possível ter uma visão panorâmica da cidade assentada no vale do ribeirão dos Mansos. A área foi adquirida pelo município exatamente para ser um parque ecológico. A transformação do município em estância climática acelerou o processo de implantação. Foi inaugurado em dezembro de 1.996.



Rio Jaguari



O rio Jaguari é limite natural do município de Morungaba com os municípios de Pedreira, Amparo, Tuiuti e Bragança Paulista. O trecho morungabense é caracterizado pela presença de inúmeras corredeiras e algumas cachoeiras de grande beleza. É um dos trechos menos poluídos do rio em toda a sua extensão, para o que contribui a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. Nos meses de estio (maio a outubro), quando o leito está baixo e as águas limpas, é cenário admirável. Um belo passeio é percorrer a estrada vicinal que liga Morungaba a Pedreira, acompanhando o leito do Jaguari.

Alguns trechos favorecem à prática de boia-cross, que vem sendo praticada sistematicamente.



Cruzeiro



O Cruzeiro é um importante grupo de imagens colocadas no cume de um dos morros da serra de Cabras. À época da sua inauguração, era um local estratégico, visível de todos os pontos do então distrito de Morungaba. No recorte do horizonte, sobressaia-se a cruz com o Cristo Crucificado, com cerca de cinco metros de altura e as figuras da Mãe Dolorosa e de São João Evangelista, assentadas sobre duas pedras ali existentes. O local tem uma atmosfera mística e é frequentado também por pessoas que gostam de apreciar o panorama.

Do belvedere privilegiado pode-se observar a conformação geograficamente denominada "mar de morros". São morros e mais morros que se sucedem, movimentando a paisagem, ora verde de pastagens, ora densamente verde do arvoredo remanescente da Mata Atlântica, criando recantos pitorescos. Entre esses morros, desliza o Jaguari, com corredeiras e remansos .

O acesso ao Cruzeiro pode ser feito através do Parque Ecológico Pedro Mineiro.



Igreja matriz



A matriz de Nossa Senhora da Conceição tem fachada colonial brasileira e campanário ao estilo italiano, características que se unem para ilustrar a origem da comunidade morungabense.

Há duas imagens da padroeira, ambas de raro valor: uma colonial em madeira e outra vinda de Portugal no século 19, em madeira policromada.

Espaço cultural

O prédio é exemplar único na cidade da arquitetura ilustrativa do início do século 20. Durante muitos anos abrigou, no seu piso térreo, a única farmácia existente no então município de Conceição de Barra Mansa.

A administração municipal adquiriu o imóvel em 1993, restaurou-o em suas características originais e reformou-o para abrigar o Espaço Cultural Sobrado Amalfi, inaugurado em 1996.



Atividade equestre



A cidade vem se firmando como um dos principais polos nacionais de adestramento de cavalos. De todas as partes do país chegam interessados no trabalho realizado por centros equestres especializados em doma vaqueira, maneabilidade, equitação, salto e adestramento artístico, devido à alta qualidade de seus mestres. Recebem cavalos e ginetes do Brasil e do exterior, que se apresentam profissionalmente em espetáculos e rodeios.

Morungaba oferece passeios ecológicos a cavalo por trilhas, inclusive à noite, quando há luar. Guias especializados acompanham os passeios.

A cidade também oferece alternativas para quem gosta de esporte de aventura.

alesp