Além do turismo de veraneio, São Vicente tem apelo histórico
São Vicente é a primeira vila fundada pelos portugueses na América, em 1532. Não por acaso, o brasão dessa estância balneária contém a inscrição "Cellula Mater", pois a cidade é considerada a célula mãe dos demais municípios brasileiros.
Localizada na região metropolitana da Baixada Santista, é a cidade litorânea mais próxima da capital. Integrante da microrregião de Santos, com território de 146 quilômetros quadrados e população estimada em 320 mil habitantes, São Vicente é ligada à capital pelo sistema Anchieta-Imigrantes.
Pontos turísticos
São Vicente tem sua economia baseada no comércio e no turismo. Conta com boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. Possui cinco praias (Itararé, Milionários, Gonzaguinha, Paranapuã e Itaquitanduva), e embora sua imagem seja muito associada ao turismo de veraneio, a cidade das famosas ponte pênsil e Biquinha de Anchieta também tem grande apelo histórico.
Essa Biquinha, aliás, data de 1553, e foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente através dos séculos. Seus belos azulejos trabalhados a mão são relíquias históricas, que se tornaram a marca registrada do lugar. A Biquinha fica na praça 22 de Janeiro, junto à avenida Getúlio Vargas, muito próxima da própria ponte pênsil.
História
São Vicente é daquelas cidades cuja história se confunde com a da própria formação do Estado brasileiro. Em janeiro de 1531, Martim Afonso de Souza chegou a Pernambuco e seguiu para a região sul. De acordo com os registros, em 30 de abril de 1531 ele chegava à baía da Guanabara, onde mandou construir uma casa forte e instalar uma pequena ferraria para reparo das naus.
Em agosto daquele ano a expedição chegou à baía de Cananeia. Nessa viagem pela costa brasileira, que durou quase um ano, Martim Afonso de Souza enfrentou tempestades, assistiu ao naufrágio da nau capitânia e participou de um combate a navios franceses que faziam contrabando de pau-brasil.
Em 22 de janeiro de 1532, a esquadra supera o mau tempo e desce à terra firme. Coincidentemente, nesse mesmo dia, 30 anos antes, a expedição do também navegador português, Gaspar Lemos, havia chegado naquele local e o batizou como São Vicente, em homenagem a São Vicente Mártir. Católico fervoroso, Martim Afonso ratificou o nome.
Cumprindo medidas recomendadas pelo rei de Portugal, ele organizou um sistema político-administrativo nas novas terras. Assim, após batizar o local oficialmente como Vila de São Vicente, Martim Afonso instalou a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e bases da administração portuguesa.
Para São Vicente, o título de vila representava mais benefícios para o povo, já que esse era o termo utilizado pelos portugueses para designar uma cidade organizada.
São Vicente também é chamada de berço da democracia, pois, pela importância estratégica do local, Martim Afonso coordenou, em 22 de agosto de 1532, as primeiras eleições populares das três Américas, instalando a primeira Câmara de Vereadores do continente.
Fontes:
www.saovicente.sp.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Vicente
Notícias mais lidas
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- Eleição de 2026 amplia presença de mulheres na Alesp
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- TV Alesp mobiliza equipe completa na cobertura ao vivo das Eleições 2026
- Alesp concede Colar de Honra a Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabela Nardoni
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições