Além do turismo de veraneio, São Vicente tem apelo histórico

Estâncias Paulistas
23/08/2010 19:00

Compartilhar:

Ponte Pensil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/pontepensilRubensChiri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> São Vicente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/saovicenteRubensChiri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biquinha de Anchieta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/biquinhadeanchietaRubensChiri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plataforma de pesca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/saovicente-PLATAFORMADEPESCAELAZER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Forte São João<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/saovicenteFORTDESAOJOAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

São Vicente é a primeira vila fundada pelos portugueses na América, em 1532. Não por acaso, o brasão dessa estância balneária contém a inscrição "Cellula Mater", pois a cidade é considerada a célula mãe dos demais municípios brasileiros.

Localizada na região metropolitana da Baixada Santista, é a cidade litorânea mais próxima da capital. Integrante da microrregião de Santos, com território de 146 quilômetros quadrados e população estimada em 320 mil habitantes, São Vicente é ligada à capital pelo sistema Anchieta-Imigrantes.



Pontos turísticos



São Vicente tem sua economia baseada no comércio e no turismo. Conta com boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. Possui cinco praias (Itararé, Milionários, Gonzaguinha, Paranapuã e Itaquitanduva), e embora sua imagem seja muito associada ao turismo de veraneio, a cidade das famosas ponte pênsil e Biquinha de Anchieta também tem grande apelo histórico.

Essa Biquinha, aliás, data de 1553, e foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente através dos séculos. Seus belos azulejos trabalhados a mão são relíquias históricas, que se tornaram a marca registrada do lugar. A Biquinha fica na praça 22 de Janeiro, junto à avenida Getúlio Vargas, muito próxima da própria ponte pênsil.



História



São Vicente é daquelas cidades cuja história se confunde com a da própria formação do Estado brasileiro. Em janeiro de 1531, Martim Afonso de Souza chegou a Pernambuco e seguiu para a região sul. De acordo com os registros, em 30 de abril de 1531 ele chegava à baía da Guanabara, onde mandou construir uma casa forte e instalar uma pequena ferraria para reparo das naus.

Em agosto daquele ano a expedição chegou à baía de Cananeia. Nessa viagem pela costa brasileira, que durou quase um ano, Martim Afonso de Souza enfrentou tempestades, assistiu ao naufrágio da nau capitânia e participou de um combate a navios franceses que faziam contrabando de pau-brasil.

Em 22 de janeiro de 1532, a esquadra supera o mau tempo e desce à terra firme. Coincidentemente, nesse mesmo dia, 30 anos antes, a expedição do também navegador português, Gaspar Lemos, havia chegado naquele local e o batizou como São Vicente, em homenagem a São Vicente Mártir. Católico fervoroso, Martim Afonso ratificou o nome.

Cumprindo medidas recomendadas pelo rei de Portugal, ele organizou um sistema político-administrativo nas novas terras. Assim, após batizar o local oficialmente como Vila de São Vicente, Martim Afonso instalou a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e bases da administração portuguesa.

Para São Vicente, o título de vila representava mais benefícios para o povo, já que esse era o termo utilizado pelos portugueses para designar uma cidade organizada.

São Vicente também é chamada de berço da democracia, pois, pela importância estratégica do local, Martim Afonso coordenou, em 22 de agosto de 1532, as primeiras eleições populares das três Américas, instalando a primeira Câmara de Vereadores do continente.



Fontes:

www.saovicente.sp.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Vicente

alesp