O naturalismo pictórico de Ivandt Muniz Dutra reflete uma visão do real e do onírico

Acervo Artístico
11/05/2005 15:32

Compartilhar:


Ivandt Muniz Dutra situa-se entre os pintores intérpretes da paisagem e da vida do campo que bem sabem articular a visão tanto do regional quanto do universal. A partir da paisagem exterior, que usa como primeira referência, o artista recria e elabora a paisagem interior, ponto final de sua expressão poética.

Por meio de um princípio de generalização dos detalhes que constituem forte motivação visual, o naturalismo pictórico, intensamente explorado com maestria pelos seus antepassados, encontra no pintor um excelente defensor.

Embora ele próprio se defina, antes de tudo, um rebelde radicado em Santos, o forte cromatismo de sua palheta está voltado para as matas naturais, que formam a paisagem atlântica onde, lamentavelmente, na calada da noite, o machado clandestino tomba, impunemente, árvores centenárias e majestosas, abrindo espaços para a desertificação e degradação do meio ambiente.

Digno descendente de uma família de consagrados pintores paulistas, originários de Itu, dos quais se destacam Miguel Arcanjo Benício de Assunção Dutra, mais conhecido como o "Miguelzinho de Itu" e dos pintores Joaquim Miguel Dutra, Alípio Dutra, João Dutra, Antônio de Pádua Dutra e Arquimedes Dutra, o artista elabora suas obras com singular peculiaridade de modos e de êxitos expressivos.

A obra "Portal do Convento", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, reflete a visão do real e do onírico, o caracter contemplativo e o sentimento cósmico que marcam a personalidade singular desse artista paulista.



O Artista

Ivandt Muniz Dutra nasceu em São Paulo e dedica-se à pintura desde a infância. Filho do desembargador Mário Hoeppner Dutra, também poeta e pintor, juntamente com Gilberto Dutra integra mais uma geração de artistas plásticos que teve início há dois séculos em Itu com o célebre Miguelzinho Dutra.

Cursou o Colégio Rubião Júnior de Casa Branca, transferindo-se para o tradicional Colégio Paes Leme, em São Paulo. Recebeu dos professores Mecozzi e Edna Rossi o ensino do desenho artístico. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, exerce a Advocacia. Autodidata, foi incluído no Dicionário dos Artistas Plásticos Brasileiros, obra de Júlio Lousada, e no livro "Os Artistas Plásticos Dutra, oito gerações", de Augusto Carlos Ferreira Velloso, ed. Imprensa Oficial do Estado.

Desde 1957 participou de exposições individuais e coletivas e inúmeros salões de arte, e suas obras constam de inúmeras coleções particulares e oficiais como o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp