Defesa dos Direitos Humanos
Da redação
No próximo dia 15, a Assembléia Legislativa vai integrar debate on line sobre a participação do Poder Legislativo na política de Direitos Humanos. A teleconferência contará com a participação de todo o país e será coordenada pelo deputado Renato Simões (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos. A informação foi dada em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 10/3, que reuniu representantes de várias entidades da sociedade civil, além de ativistas ligados à área.
Um grupo de trabalho foi constituído para organizar a teleconferência e preparar a 4.ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, a ser realizada entre os meses de abril e maio do corrente, para dar subsídios ao mesmo encontro, no nível nacional, previsto para acontecer no período de 29 de junho a 2 de julho, em Brasília.
A expectativa é, com este evento, promover a retomada do compromisso do governo do Estado com o Programa Estadual de Direitos Humanos. Ao lembrar a mudança do foco sobre o assunto pelo governador,
Renato Simões afirmou que já pediu a instalação de CPI da violência policial, que tramita na Assembléia. Segundo o parlamentar, no Estado de São Paulo, um dos problemas mais graves, atualmente, é o grande retrocesso nas conquistas de Direitos Humanos, especialmente na área de Segurança Pública, e também na política geral do Executivo. "O governo Covas, por exemplo, tinha maior compromisso com o Programa Estadual de Direitos Humanos", afirma.
A reunião desta manhã tornou-se o primeiro passo também para os preparativos da 9.ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a primeira com caráter deliberativo. O objetivo desses encontros, disse Simões, é obter maior rigor na apuração das denúncias de violação dos Direitos Humanos, além de um maior poder de reivindicação de políticas públicas promotoras dos Direitos Humanos em todo o país.
"O governo federal, afirma Simões, vai assumir as propostas aprovadas na Conferência Nacional, e, se necessário, vai encaminhar projetos de lei ao Congresso Nacional, além de fazer recomendações aos estados e municípios."
A teleconferência será realizada por meio do sistema Interlegis, com a participação de todas as assembléias legislativas do país interligadas ao sistema e câmaras municipais. De Brasília, participarão o ministro Nilmário Miranda, secretário especial de Direitos Humanos, e o deputado Ênio Bacci (PDT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações