OPINIÃO: Seqüestros: números mentirosos

Afanásio Jazadji*
26/03/2004 16:45

Compartilhar:


É possível acabar com a fome, com a miséria e com a violência apenas por meio de falsas estatísticas, alterando os números verdadeiros? Claro que a resposta é negativa. Pesquisas devem refletir a realidade, sem qualquer deturpação, para que atinjam suas reais finalidades. Pois bem: determinados setores da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo decidiram inovar na manipulação de dados e chegaram à conclusão de que seqüestros-relâmpago, crimes tão freqüentes na Capital, no Litoral e no Interior, já não existem.

Isso mesmo! Segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) órgão daquela pasta que passou a ficar com a tarefa de atualizar as estatísticas da violência e da criminalidade em nosso Estado, substituindo nessa função o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), já faz seis meses que não ocorre aquele tipo de seqüestro. Milagre? Não. Em setembro, houve 63 seqüestros-relâmpago na Capital, mas, depois disso, a CAP não tem um só registro de tal crime. Tenho, porém, a explicação para esse absurdo.

Já faz mais de três anos que, como deputado estadual, denunciei a tendência da Secretaria da Segurança Pública de manipular dados para tentar mostrar uma reação contra a criminalidade. Em delegacias, muitos seqüestros-relâmpago não eram registrados como tal e sim como simples furtos ou até mesmo "extravio de documentos"... Em 1999 houve 8 mil casos na Capital, mas a Polícia admitia só 2 mil. Agora, a mentira é pior: "nenhum caso"!!! Isso é o fim!

alesp