Tomohisa Sunago: harmonia e equilíbrio entre a forma e a cor

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
28/08/2006 17:32

Compartilhar:

Tomohisa Sunago<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Tomohisa Sunago.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Parque da Aclimação</i>, aquarela doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TomohisaSunago Obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A natureza possui tal beleza que não há ser humano que seja capaz de apreciá-la esteticamente em relação a seu imediatismo e excluir a função mediadora de qualquer outro elemento.

As aquarelas de Tomohisa Sunago, sobretudo as de paisagens, transformam o ambiente natural no qual se inspiram e são recriadas da maneira que o artista "as capta". O observador "profano" não necessita recorrer a qualquer tema de confronto para admirar sua beleza.

Valendo-se da tonalidade das veladuras, o artista sabe extrair a essência lírica mais profunda de cada paisagem, fixando a vida nos aspectos elementares do ritmo e da luz, aspectos estes que a natureza possui e que constituem o fascínio e as sugestões mais sutis. Graças a essa técnica apropriada, consegue transmitir uma visão paisagística que representa a quinta-essência da visão real.

Chamamentos, analogias e sugestões são termos que pertencem ao mundo da poesia, certamente porque ela possui uma linguagem universal e fala à sensibilidade de todos. O pintor Tomohisa Sunago é um verdadeiro poeta, um poeta da cor, e suas líricas são suas paisagens, que refletem serenidade, espelho de uma inexaurível veia criativa, de excelente nível figurativo e estético.

Parque da Aclimação, aquarela doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é uma obra dominada por uma justa medida de harmonia e equilíbrio entre a forma e a cor.

O artista

Tomohisa Sunago nasceu em 1929, no Japão. Formou-se pela Tokyo University of Foreign Studies em 1951. Veio para o Brasil em 1952, fixando-se no Rio de Janeiro, onde exerceu as funções de secretário particular do então embaixador do Japão no Brasil, Shin Kimitsuka.

Participou de diversas exposições coletivas, destacando-se entre elas: Salão Seibi (1959); Salão Bunkyo (1982, 1983, 1984 e 1985); "Pinte São Paulo", Museu de Arte de São Paulo (1986); Salão Paulista de Belas Artes (1987, 2001 e 2002); Art Show (1997 e 1998); e Pintura Figurativa Bunkyo (2001 e 2003).

Realizou exposições individuais no Arujá Golf Clube (1993); Hotel Jequitimar, Guarujá (1994); Tokyo Gaigo Kaikan, Ginza, Japão (1999), Museu de Arte Nipo-Brasileiro, São Paulo (2001). Recebeu os prêmios: Medalha Acrylex (1982) e Medalha de Prata Bunkyo (2003).

Suas obras encontram-se em diversas coleções do Japão e do Brasil, inclusive no Museu de Arte do Parlamento do Estado de São Paulo.

alesp