Alunos de escolas estaduais podem ter armários individuais


16/02/2009 17:05

Compartilhar:


Implantar armários individuais em todas as unidades da rede estadual de ensino, onde os alunos possam guardar o material escolar e, assim, reduzir o uso de mochilas com excesso de peso, uma das principais causas de dores lombares e problemas na coluna vertebral de crianças e adolescentes. Essa é a proposta da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que acaba de apresentar projeto de lei com este objetivo na Assembleia Legislativa.

Professora e membro titular da Comissão Permanente de Educação do Legislativo paulista há 14 anos, a parlamentar se baseou em estudos científicos e recomendações de profissionais de Medicina, Fisioterapia e Educação Física para elaborar a propositura. "Há pesquisas da própria Organização Mundial de Saúde (OMS) que ligam o peso excessivo das mochilas a deformações no corpo de crianças e adolescentes, ainda em fase de crescimento", explica a deputada Prandi.

Estudo divulgado pela Universidade de Brasília em 2006 aponta que 55% dos alunos pesquisados em uma escola de educação fundamental de Goiás apresentavam desvios posturais, tendo como uma das principais causas o transporte de mochilas com excesso de peso. Outro estudo nesse sentido, realizado nos Estados Unidos, detectou que 74,4% dos alunos sofriam de dores lombares. Entre os problemas mais graves estão os desvios na coluna vertebral: lordose (corpo em forma de s), cifose (corcunda) e escoliose (ombro caído). E ainda deformações nos ombros, quadris e joelhos.

Pelo projeto apresentado pela parlamentar, cada estudante matriculado na rede oficial terá direito a um armário individual, com chave. Caberá ao corpo pedagógico da escola determinar o que será levado para tarefas e estudos em casa. O serviço deve ser gratuito e a unidade escolar deverá manter chaves reservas de cada compartimento.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp