O ABISMO DIGITAL - OPINIÃO
Há um estudo, realizado por Jeffrey Sachs, que procura explicar o avanço dos países do hemisfério norte, de clima predominantemente temperado, em relação ao subdesenvolvimento das nações do hemisfério sul, de clima tropical. Basicamente a teoria diz que o desnível social entre os dois hemisférios existe devido ao avanço tecnológico que os países de zona temperada alcançaram no combate às pragas e pestes de suas lavouras. Este know how rapidamente difundiu-se nos países de mesmo clima, que desenvolveram inovações tecnológicas beneficiando os seus sistemas agrícolas e de saúde, enquanto as nações de clima tropical ficaram para trás no campo tecnológico, o que trouxe como conseqüência uma enorme defasagem econômica e social.
Não adianta, porém, ficar lamentando o atraso ou atribuir todos os nossos problemas a esse fato. O momento é de olhar atentamente para o futuro, pois hoje vivemos uma situação parecida com aquela que nos distanciou dos países de primeiro mundo. Refiro-me à questão da "exclusão digital", à qual a mídia ainda não tem dado o devido destaque.
O assunto é sério e tem merecido a atenção de estudiosos, como é o caso do sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira que lançou recentemente o livro "Exclusão Digital - A miséria na era da informação". Estamos na "era do conhecimento", onde o "saber" é fundamental para o crescimento das pessoas e se não garantirmos o acesso à informação será praticamente impossível galgarmos posições. Estrategicamente, neste quesito, o Brasil mais uma vez está atrasado.
No mundo, segundo dados da OIT - Organização Internacional do Trabalho, apenas 6% da população mundial navega na Internet e 88% destas pessoas vivem em países desenvolvidos. No Brasil, esta exclusão atinge cerca de 95% da população, segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia. Dos 5% de brasileiros com acesso à rede, 80% pertencem às classes ''A'' e ''B'', o que é grave se considerarmos a Internet como um veículo que se transformou numa fonte de pesquisas e informações. Enquanto isso, considerando toda a população mundial, os EUA e o Canadá concentram 57% dos usuários de Internet. Portanto, temos uma distância gritante que precisa ser reduzida. Caso contrário, o fosso da desigualdade social no País certamente ficará mais profundo.
Está na hora de livrarmo-nos do estigma de nação conhecida por não planejar e ter quase sempre que remediar. Para reverter o atual quadro de "exclusão digital" cabem ações emergenciais em duas linhas: instalação de computadores conectados à Internet em locais públicos para facilitar o acesso à população associado ao oferecimento de cursos comunitários para que o povo possa fazer o uso correto e monitorado das máquinas, garantindo capacitação ao usuário; inclusão do tema na agenda do Governo Federal - a Lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) ainda não tem apresentado resultados suficientes -, com o estabelecimento de um cronograma com metas claras e objetivas focadas no desnivelamento social. Desta forma estaremos democratizando a informação, abrindo um leque de oportunidades à população.
A largada foi dada e temos que correr contra o tempo. Precisamos investir pesadamente em tecnologia para não subirmos as escadas do desenvolvimento feito pagadores de promessa: lentamente e de joelhos. Não sugiro atalhos mas um caminho seguro com forte ação conjunta de governos, organizações não governamentais e iniciativa privada. Desta forma o Brasil poderá ser competitivo e navegar em harmonia na "era do conhecimento".
Arnaldo Jardim é deputado estadual, engenheiro civil, relator geral do Fórum São Paulo Século XXI e presidente estadual do PPS.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Alesp aprova título de Interesse Turístico para 70 municípios paulistas
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que reestrutura e amplia Defensoria Pública no estado
- Fernanda Rodrigues é aprovada por Comissão da Alesp como nova diretora da Artesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações