II Semana de Cultura Negra começa na segunda-feira


13/11/2003 20:21

Compartilhar:

Programação da II Semana de Cultura Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/folder.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A II Semana de Cultura Negra inicia suas atividades na segunda-feira, 17/11, com a abertura solene, às 19 horas, no auditório Franco Montoro. A cerimônia deve contar com a presença do presidente Sidney Beraldo, do 1º secretário Emidio de Souza, do 2.º secretário José Caldini Crespo, dos deputados da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia, e de representantes do Instituto do Legislativo Paulista.

Haverá apresentação musical do Coral Martin Lutter King além de várias exposições de arte sobre o tema.

Na terça-feira, 18/11, às 14h30, no plenário Tiradentes, sob a coordenação dos deputados Roberto Engler (PSDB) e Beth Sahão (PT), a Comissão de Saúde debate o tema "Discriminação na Saúde". São convidados para participar do debate a deputada federal Iara Bernardi (PT), o ex-deputado estadual Nelson Salomé (PSDB) e a médica pneumologista/sanitarista Maria Inês Paulina dos Santos Rosa.

Também na terça-feira, às 19 horas, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação do deputado Alberto Turco Loco (PSDB) e da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), haverá o debate "A Questão Racial no Livro Didático". Para discutir o tema foram convidados o secretário da Educação, Gabriel Chalita; a secretária municipal da Educação, Maria Aparecida Perez; Denise Maria Botelho, do Geledés Instituto da Mulher Negra e a presidente da Casa de Cultura da Mulher Negra de Santos, Alzira Rufino.

Na quarta-feira, 19/11, às 15 horas, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação do deputado Sebastião Arcanjo (PT), acontece o debate "O Papel da Mídia na Programação da Igualdade". São convidados o cineasta/escritor Joelzito Araújo; o apresentador Netinho de Paula; a jornalista Luciana Camargo; o ator Big Richar e o jornalista Luiz Paulo Lima.

Às 19 horas da quarta-feira, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação dos deputados Nivaldo Santana (PcdoB) e Simão Pedro (PT), será realizada uma Audiência Pública sobre o tema "Esporte como forma de Inclusão Social". Participam como convidados a secretária municipal de Esportes, Nádia Campeão; o secretário nacional de Esporte Educacional, Maurício Evangelista de Moraes; o jogador Raí Souza Vieira de Oliveira, da Fundação Cafu; Gilson Trindade de Jesus, da Fundação Gol de Letra; e o ex-jogador do Palmeiras, Ademir da Guia.

Na quinta-feira, 20/11, às 14h30, no auditório Teotônio Vilela, sob a coordenação dos deputados Renato Simões e Ítalo Cardoso (ambos do PT), a Comissão de Direitos Humanos debate "Intolerância contra as Religiões de Matrizes Africanas". São convidados para discutir o tema o padre José Enes de Jesus, Hédio Silva Júnior, do Instituto do Negro Padre Batista; o teólogo Cesário Silva presidente de Honra do Movimento Evangélico Progressista, coordenador executivo do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade; e o babalorixá Francisco de Oxum.

Às 19 horas da quinta-feira será prestada uma homenagem às militantes do Movimento Negro, no auditório Franco Montoro, sob a coordenação do deputado Vicente Cândido (PT) e da Conen - Coordenação Nacional de Entidades Negras. Está prevista para as 20 horas a chegada ao Pátio do Estacionamento da Assembléia da Marcha da Consciência Negra. Haverá apresentação artística dos grupos Afro X; DJ Hum; Charm Faces; e Banda Pedra Preta do Pelô.

No encerramento das atividades da semana, na sexta-feira, 21/11, às 12 horas, haverá apresentação cultural e serão servidos práticos típicos no restaurante da Assembléia.

Às 19 horas, no auditório Franco Montoro, será debatido o tema "Juventude Negra", com a participação da assistente social e coordenador do Centro de Referência da Juventude em Santo André; da mestranda em Políticas Públicas para a Juventude, Kátia Coelho; e do idealizador do projeto cultural Literatura do Brasil, Aldemiro Alves. A coordenação é do deputado Marcelo Cândido (PT).

Após o debate, o público assiste à apresentação do Grupo Diamantis.

alesp