Inauguração oficial da I Semana de Cultura Negra

"Nós conseguimos transformar a morte de um líder negro no dia da ressurreição de nossa raça." Edna Holland
21/11/2002 19:49

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Cerca de 150 pessoas assistiram à apresentação do Coral Cantafro, que marcou nesta quarta-feira, 20/11, a abertura oficial da I Semana de Cultura Negra. A regência foi do maestro Mário Maia.

O evento marcou a passagem do Dia Nacional de Consciência Negra, comemorado também nesta quarta, em homenagem a Zumbi dos Palmares.

Integraram a mesa de trabalhos os deputados Nivaldo Santana (PCdoB), Maria Lúcia Prandi (PT) e Turco Loco (PSDB) e os convidados Jacques D'Adesky, professor da Universidade Cândido Mendes, Urivanir de Carvalho, professor universitário, Edna Holland, relatora da Conferência de Durban, e Joel Silva, ator de cinema e TV.

Tiveram destaque os depoimentos de Joel Silva e Edna Holland. O ator afirmou que é um exemplo vivo do preconceito racial existente no país, sobretudo na mídia. Ele explicou que protagonizou dezenas de filmes no cinema nacional, mas não teve o mesmo espaço na TV. "Um negro nunca teve papel principal em novela." Joel ainda esclareceu o porquê de ter feito greve de fome em frente ao prédio da Rede Globo. "Quando trabalhava na novela Porto dos Milagres passei por dificuldades financeiras e pedi ajuda a uma colega. No dia seguinte meu nome estava no computador e eu perdi o emprego."

Já Edna Holland lembrou que o Dia da Consciência Negra representa o dia em que Zumbi foi morto no Quilombo dos Palmares. "Nós conseguimos transformar a morte de um líder negro no dia da ressurreição de nossa raça."

A relatora de Durban reconheceu que na esfera federal foram implantados projetos que mostram avanço contra o preconceito. "A União tem fixado convênios com empresas para concessão de subsídios àquelas que reservem postos de trabalho a negros", exemplificou Holland, citando também o projeto que prevê a contratação de técnicos negros por empresas estrangeiras que prestem serviços ao governo federal.

Holland sugeriu que os Estados façam propostas idênticas. "Além disso, o Estado precisa rever o sistema de distribuição para nivelar socialmente as comunidades. Não se pode conceder verbas em valores iguais a municípios ricos e pobres. Os primeiros vão enriquecer mais, enquanto os outros apenas se mantêm."

Universidade Zumbi dos Palmares

Na manhã desta quarta-feira, 20/11, durante Congresso da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Afrobras), foi anunciada a instalação da Universidade Zumbi dos Palmares, dedicada a descendentes de africanos, em São Bernardo do Campo.

O primeiro curso será o de Administração, idealizado pelo presidente da Afrobras, José Vicente, com a finalidade de capacitar negros a exercer a função de empresários.

alesp