Deputado reúne-se com setor carvoeiro


01/11/2005 09:30

Compartilhar:

Jardim em reunião com representantes do setor carvoeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AJARDIMdo[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável na Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Jardim, líder do PPS, recebeu no dia 26/10, na Assembléia Legislativa, lideranças ligadas ao setor carvoeiro do nosso Estado.

Na ocasião, o parlamentar ouviu um relato sobre as variantes que o segmento vive, principalmente nos diferentes níveis de atuação, onde muitos estão na economia informal, em detrimento daqueles que pagam impostos, além da importância do eucalipto como principal matéria-prima para obtenção do produto de qualidade.

Segundo o setor, "o mercado carvoeiro carece de uma regulamentação em nosso Estado, pois muitos dos produtores não recolhem impostos, importam carvão de fora, proveniente da mata, ou do serrado, o que ocasiona um desmatamento descontrolado, enquanto uma minoria usa o eucalipto, que é autorizado".

O Brasil é o maior produtor de carvão vegetal do mundo. A produção, em sua grande maioria, tem como principal destino a cocção de alimentos. O Estado de São Paulo é uma delas, com situação específica pouco conhecida ou estudada.

Esse foi o principal motivo que levou ao diagnóstico da cadeia produtiva de carvão vegetal em nosso Estado, com o desenvolvimento de um estudo Pró-carvão, programa de qualificação e certificação da cadeia produtiva de carvão vegetal no Estado de São Paulo, proposto pelo sindicato do setor (Sincal) e a Federação, financiado pelo Sebrae e com o apoio técnico da ESALQ/USP. Esse estudo foi conduzido em 781 empresas de carvão vegetal, avaliando-se a matéria-prima, tecnologia, mão-de-obra, tópicos de produção, comercialização, potencial e crescimento e desenvolvimento

estratégico.

O deputado Arnaldo Jardim, em resposta a exposição feita pelo grupo, manifestou sua preocupação, vinculando uma parceria a uma compreensão comum, que vai no sentido da formalidade do setor carvoeiro como um todo, obedecendo a regras equilibradas, principalmente a questão tributária. Jardim aceitou o desafio de perfilar junto ao setor com a condição de que "o sindicato esteja presente para mostrar às autoridades que haverá um esforço adicional para trazer o setor para a legalidade".

ajardim@al.sp.gov.br

alesp