Aquecimento Global é tema de encontro


03/12/2009 17:39

Compartilhar:

Encontro na Assembleia debate Aquecimento Global <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/AQUECIMENTOeduardofreitasA (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Olimpio Gomes (PDT) promoveu nesta quinta-feira, 3/12, um debate sobre o aquecimento global, com a presença de Eduardo Freitas e Douglas Siqueira, da empresa Ecoact, que fizeram uma exposição sobre o quadro atual e as perspectivas de mudanças climáticas para os próximos anos, destacando as vantagens dos processos que priorizam os mecanismos de desenvolvimento limpo e a importância do sistema de créditos de carbono.

Olimpio, que se disse preocupado com os rumos que as mudanças climáticas desencadeadas pela alta emissão de carbono darão ao planeta e com a consequente herança que legaremos às futuras gerações, estranha o fato de que os deputados ainda não demonstrem preocupação significativa com o meio ambiente.

Segundo Freitas e Siqueira, a representatividade do sistema de compensação de carbono é comprovada pelo valor de 126 bilhões de euros negociados em créditos de carbono no mercado internacional no ano passado. Cada tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivale a um crédito de carbono. As mudanças climáticas, naturais ou desencadeadas pela atividade humana causam impactos no planeta que se refletem na queda do volume de água potável, na transformação das florestas tropicais em savanas, no índice de geração de energia e até na proliferação de doenças como o cólera e a diarréia. A elevação de temperatura prevista para as próximas décadas é de 6 a 8 graus.

Na Conferência de Copenhague, que acontecerá entre 7 e 18 de dezembro, que discutirá as novas propostas para a política climática mundial, o Brasil assumirá um compromisso voluntário de reduzir a taxa de crescimento de suas emissões de gás do efeito estufa em 35% a 40% até 2020.

alesp