Estado deve investir em cursos para pessoas com deficiência


17/03/2010 14:42

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/BALEIAROSSIDEFICIENTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Baleia Rossi, líder da bancada do PMDB, apresentou um projeto de lei que, na prática, cria e implanta cursos profissionalizantes públicos dirigidos exclusivamente ao aprimoramento da mão de obra de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Pela proposta, a elaboração e o gerenciamento de tais cursos serão de responsabilidade da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, que poderá ministrá-los nos finais de semana em instalações de escolas públicas estaduais.

Baleia Rossi argumenta que o número de cursos profissionalizantes são insuficientes para atender o contingente de trabalhadores que necessita aprimorar sua mão de obra.

Ele observa que os maiores prejudicados são os deficientes, pois nenhum curso profissionalizante oferecido atualmetne pelo mercado se preocupa em facilitar o aprendizado profissional de pessoas com necessidades especiais.

Não é por acaso que milhares de vagas quedeveriam ser ocupadas por portadores de algum tipo de deficiência deixam de ser preenchidas. "Esta é uma realidade preocupante, principalmente se levarmos em conta que 15% da população brasileira, ou seja, aproximadamente 24 milhões de habitantes, são de pessoas com necessidades especiais", argumenta Baleia Rossi.

"O que está faltando são mais oportunidades para estas pessoas aprimorarem a qualificação profissional", conclui o parlamentar.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp