Em Ribeirão Preto, população apresenta sugestões ao Orçamento 2012

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - Ribeirão Preto
29/08/2011 21:23

Compartilhar:

Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RIBEIRAOPRETO7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini, Nicanor Lopes, Mauro Bragato, Donisete Braga e Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RIBEIRAOPRETO2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nicanor Lopes (dir.), presidente da Câmara de Ribeirão Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RIBEIRAOPRETO8.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini, Nicanor Lopes e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RIBEIRAOPRETO4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Medidas de combate a avanço no número de dependentes químicos e de casos de violência doméstica foram apontadas



A Câmara de Ribeirão Preto sediou nesta sexta-feira, 26/8, a quinta reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) realizada para debater o Orçamento estadual 2012. Sob a presidência do deputado Mauro Bragato (PSDB), a audiência pública teve ainda a presença dos deputados Welson Gasparini (PSDB), Donisete Braga e Simão Pedro, ambos do PT, e Olimpio Gomes (PDT).

Nicanor Lopes, presidente da Câmara de Ribeirão Preto, disse que a cidade tem fama de riqueza, mas convive com mazelas como a desigualdade social e habitações inadequadas. Referindo-se à pequena participação dos cidadãos, o vereador destacou que Ribeirão ainda não tem a cultura de a sociedade interagir com os Poderes Públicos, prática que ele pretende incentivar.

Para Simão Pedro, não devemos nos preocupar com ausências, mas reverenciar os que compareceram à audiência e ouvir suas sugestões com interesse, uma vez que sintetizam problemas que atingem a região e que requerem providências.

Gasparini disse que espera a apresentação de boas sugestões por parte da população de forma que a região obtenha bons resultados quanto ao Orçamento 2012. Olimpio Gomes defendeu a descentralização do Orçamento e ressaltou a importância da apresentação de sugestões de emendas sobre as principais necessidades de cada região.

Segundo Donisete Braga, 15 municípios da região de Ribeirão Preto, de um total de 25, responderam a questionamento encaminhado pela Frente de Enfrentamento ao Crack, coordenada por ele. "Em Ribeirão Preto, a droga mais consumida é o crack, segundo a pesquisa." O deputado tem acompanhado todas as reuniões sobre o Orçamento estadual, na busca de garantir recursos para programas de prevenção ao uso de drogas e de atendimento aos usuários.

Entidades do funcionalismo público do Estado estiveram representadas, como o Centro Paula Souza, a Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp), a Associação dos Pesquisadores do Estado, Comissão Consultiva do Iamspe e Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. De uma forma geral, seus pleitos são: revalorização salarial, bem como de aposentadorias; mais verbas para atividades de pesquisa, e custeio do Iamspe e do Hospital do Servidor Público do Estado.



Teto verde e drogas



Moradora de um dos bairros mais antigos de Ribeirão Preto, a Vila Tibério, Doroteia Castigio, pediu incentivos para o que chamou de teto verde, um espaço sustentável para o lazer da terceira idade.

Funcionamento da Delegacia da Mulher 24 horas por dia e capacitação de seus funcionários para um atendimento mais humanizado foi o pedido da comerciante Paula Virgínia, que informou ser muito alto o número de casos de violência doméstica.

Sobre o alto consumo de drogas na cidade, alguns participantes sugeriram a instalação de mais clínicas de reabilitação para dependentes químicos e de política pública voltada ao combate ao consumo de drogas.



Municípios da região



Para o município de Monte Alto, foram pedidas soluções para o aterro sanitário e melhorias no conjunto habitacional da CDHU. De Batatais, o vereador Ricardo Correa sugeriu maior interação entre os legislativos estadual e municipais.

Já a vereadora Gisa Badan, de Santa Rosa do Viterbo, questionou se as demandas apresentadas em audiências anteriores foram atendidas. Bragato informou que houve importantes avanços e que boa parte das reivindicações foi contemplada. A vereadora pediu unidades do SAMU para cidades da região.

Ao final, Mauro Bragato afirmou que a missão da CFOP é sensibilizar o Executivo, no sentido de que as solicitações feitas nas audiências públicas sejam atendidas, pois "nós, da comissão, não temos a caneta para executar o Orçamento".

alesp