Empreendedorismo pode ser disciplina do ensino fundamental e médio

Objetivo é tornar a cultura empreendedora uma política pública permanente
21/03/2012 19:12

Compartilhar:

Encontro dos integrantes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo com Herman Voorwald, secretário estadual da Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/Empreendedorismo21marco2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luis Cláudio Marcolino (esq) Herman Voorwald (camisa branca) e  Itamar Borges (dir)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/Empreendedorismo21marco4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Herman Voorwald (camisa branca),  Itamar Borges e Ulysses Tassinari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/Empreendedorismo21marco3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges (dir) explica que essa proposta foi construída pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo durante o ano de 2011<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/EmpreendedorismoMAC12.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Integrantes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, coordenada por Itamar Borges (PMDB), apresentaram, nesta quarta-feira, 21/3, ao secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, e à superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, proposta de inclusão de disciplina sobre empreendedorismo no currículo do ensino fundamental e médio da rede pública do Estado de São Paulo.

Itamar Borges explica que essa proposta foi construída pela frente durante o ano de 2011. O parlamentar considera essa formulação uma "contribuição histórica" do Parlamento à educação paulista, pois, segundo ele, irá "disseminar a cultura do empreendedorismo, tornando-a uma política pública permanente".

O coordenador comemorou a criação de um grupo de trabalho, que será coordenado pelo secretário-adjunto da Educação, João Palma Filho, e contará com a participação de gestores daquela secretaria, de três pessoas indicadas pela Frente, de representantes do Sebrae e do Centro Paula Souza.

Os deputados Luiz Cláudio Marcolino (PT) e Ulysses Tassinari (PV) integraram a comitiva. Marcolino pontuou que é necessário consolidar a legislação da educação no Estado, mas antes é imprescindível discutir a inserção dessa disciplina na grade curricular. "É ilusão acreditar que isso se torne uma política pública repentinamente, mas é importante caminhar nesse sentido", declarou.

Laura Laganá lembrou que o Centro Paula Souza já possui, na maioria de seus cursos, ou a disciplina de empreendedorismo ou outra com funções afins. Ela também se mostrou otimista com a possibilidade de formar professores dessa disciplina e trabalhar em conjunto com a Secretaria de Educação, principalmente com alunos do ensino médio, uma vez que ambas as instituições são voltadas a esse corpo discente.

Representantes da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescon) e Feicomercio também participaram dos encontros com Herman Voorwald e Laura Laganá.

alesp