Cadeia em delegacia de polícia de Santos será desativada


28/03/2007 18:56

Compartilhar:

Ronaldo Marzagão, secretário da Segurança Pública, e o deputado Paulo Alexandre Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO BARBOSA CADEIA SANTOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cadeia do 5° Distrito Policial, na zona noroeste de Santos, será desativada. A informação foi obtida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) em audiência com o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. A meta da secretaria é desativar todas as cadeias que ainda funcionam como anexo de delegacias de polícia, como ocorre com a do 5° DP.

Marzagão informou ao deputado que o secretário adjunto da Segurança Pública, Lauro Malheiros Neto, já está discutindo com a Secretaria da Administração Penitenciária o cronograma para o fechamento das unidades carcerárias. A cadeia da zona noroeste de Santos será uma das primeiras a encerrar suas atividades.

"O secretário foi bastante receptivo. Com esse engajamento pessoal, tenho certeza de que, muito em breve, teremos uma boa notícia para os moradores da zona noroeste: a data para o fechamento da cadeia", disse o deputado.

Para convencê-lo sobre a importância de agilizar a desativação, Paulo Alexandre entregou ao secretário um relatório com 87 páginas, com fotos e reportagens de jornais da região. O material retrata o histórico de fugas e rebeliões ocorridas na cadeia desde a sua inauguração em setembro de 1997. O documento foi acompanhado de abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas coletadas pelo padre Luiz Carlos Passos, pároco da Paróquia Santa Margarida Maria.

"Disse ao secretário que este é o melhor momento para o fechamento. A cadeia do 5° DP conta com 30 presos, número que pode ser considerado baixo, se comparado com dados de anos anteriores, quando a unidade chegou a receber 240 criminosos, ou seja, dez vezes o seu limite de capacidade", observou o deputado.

Valorização

Na audiência com o secretário da Segurança Pública, o deputado pediu, ainda, a unificação do adicional de localidade de exercício pago aos policiais civis e militares. Segundo Paulo Alexandre, o valor do adicional varia de acordo com o número de habitantes de cada cidade, e isso pode causar distorções salariais.

O secretário ficou de estudar a proposta, mas ressaltou que vai trabalhar pela recomposição salarial dos policiais. Outra prioridade será o fortalecimento da auto-estima dos servidores, com investimentos na qualificação e formação profissional.

De acordo com o deputado, Marzagão garantiu que haverá investimentos em serviço de inteligência, um trabalho de integração operacional entre as polícias Civil e Militar. "O secretário elogiou bastante o trabalho dos policiais da Baixada Santista, principalmente as atuações que resultaram na prisão de criminosos e traficantes", afirma o parlamentar.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp